Empresa poderá fechar e demitir por pendência ambiental


24/09/2008 17:28

Compartilhar:


A Indústria de Embalagens e Papéis Artivinco, de Santa Rosa do Viterbo, na região de Ribeirão Preto, está prestes a demitir os 450 funcionários e paralisar suas atividades na cidade. Essa situação foi comunicada ao deputado Vitor Sapienza (PPS) pelos proprietários da empresa, tendo em vista que até o momento não foi solucionada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado uma pendência ambiental que está aumentando o custo de ampliação da fábrica.

Sapienza vem realizando gestões junto ao governo do Estado no sentido de encontrar uma solução para levantar o embargo da obra, imposto pelos órgãos ambientais e pelo Ministério Público. Para ampliar a fábrica, foi desmatada uma pequena área de plantação de bambu, causando o embargo. Entretanto, liminar do Tribunal de Justiça deu à Artivinco a opção de fazer compensação em outra área, com monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente.

Sapienza já esteve com os proprietários da empresa na Secretaria da Casa Civil que intermediou uma audiência na Secretaria do Meio Ambiente. No dia 15/9, o deputado, acompanhado do sócio da empresa Sidnei Cipriano Frigo, solicitou uma solução à diretora Renata Ramos, do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DPRN), órgão da secretaria. No entanto, apesar da garantia de esforço para solucionar rapidamente a questão, aquele departamento ainda não se pronunciou.

Vitor Sapienza disse estar preocupado com a questão, sobretudo porque a cidade já perdeu 400 postos de trabalho com a transferência de uma fábrica de sabonetes para outro município. A rápida solução do problema envolvendo a Artivinco, possibilitando a sua ampliação, segundo o deputado, além de preservar os empregos já existentes, vai criar mais 500 vagas, beneficiando sobremaneira o município de Santa Rosa do Viterbo.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp