MP deve apurar morte de bebês na Santa Casa de Mogi


09/12/2009 17:14

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT) quer que o Ministério Público investigue a morte de oito bebês por infecção hospitalar na Santa Casa de Mogi das Cruzes, somente no mês de novembro. No dia 7/12, o deputado, que preside a Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia, encaminhou representação ao promotor Fernando Henrique de Moraes Araújo, da Infância e Juventude de Mogi das Cruzes, solicitando a apuração de irregularidades. No último dia 2/12, Fausto visitou o hospital, acompanhado dos deputados Luiz Carlos Gondim e João Barbosa, para constatar a situação. Na ocasião, o provedor Anatalino Rodrigues atribuiu as mortes à superlotação da UTI neonatal.

Junto com a solicitação, feita via e-mail após contato telefônico, seguiu cópia do relatório de inspeção e determinações técnicas emitidas pela Vigilância Sanitária estadual, em março deste ano. O parlamentar ainda forneceu ao MP a cópia da portaria do Ministério da Saúde que regulamenta o funcionamento das UTIs. Embora tenha constatado irregularidades quanto à falta de pessoal médico e de enfermagem, falta de projeto de reforma do espaço físico da unidade, bem como a necessidade de adequação de rotinas e procedimentos de assistência, inclusive do transporte dos doentes graves, dando prazo até 1º/4/2009 para uma posição, a Vigilância Sanitária estadual nada mais fez e o hospital continuou funcionando até 17 de novembro, quando os leitos da UTI neonatal foram desativados por iniciativa da própria direção do hospital.

Para Fausto Figueira, é muito possível que tenha ocorrido negligência da santa casa e da Vigilância Sanitária do Estado no caso. "Eles estão alegando que o problema é financeiro, de compra de equipamentos, mas na verdade é estrutural. A santa casa tem de montar uma equipe e seguir as regras do jogo. Essa é a minha visão, como médico e como presidente da Comissão de Saúde", afirmou.



ffigueira@al.sp.gov.br

alesp