Entidade dirigida por irmã Dolores já é de utilidade pública estadual


16/06/2005 11:37

Compartilhar:


Da assessoria do Deputado Fausto Figueira

A lei que declara de utilidade pública a Vila Ponte Nova Instituição Promocional (VIP) em São Vicente, entidade dirigida pela irmã Maria Dolores Muñiz Junqueira, foi publicada no último sábado, 11/6, no Diário Oficial do Estado sob o nº 11.959. Apresentado em maio de 2004, o projeto de lei do deputado Fausto Figueira (PT) beneficia a instituição, fundada há 11 anos, e que atende mais de mil crianças em dois Centros Comunitários, na EMEI Nossa Senhora da Esperança e no Cecon Nossa Senhora de Lourdes, onde realiza um trabalho de orientação por meio da Pastoral da Criança.

"A notícia é ótima. Já tínhamos o título municipal e o federal e só nos faltava o estadual, o que vai facilitar muito as nossas atividades", afirmou irmã Dolores por telefone, nesta terça-feira, 14/6. Segundo ela, com a declaração, a instituição poderá receber verba e firmar convênios com o governo do Estado. Vai possibilitar também a realização de algumas parcerias com o governo federal que exigem o título estadual de utilidade pública.

Para Figueira, a declaração é o reconhecimento por parte do Estado do relevante trabalho social desenvolvido pela entidade sob o exemplar comando da irmã Dolores. "A VIP merecidamente obtém essa certificação como um brinde à seriedade com que, durante muitos anos, desenvolve seu trabalho em uma das áreas mais carentes da Baixada Santista."

A organização realiza atividades com grupos de convivência da 3ª idade e de proteção à família, com centenas de beneficiados. A Escola Profissionalizante Irmã Dolores, mantida pela VIP, atende alunos nos períodos da manhã, tarde e noite, oferecendo mais de uma dezena de cursos. A instituição construiu também o Centro de Parto Normal, que presta assistência à saúde da mulher e da criança e de pessoas com dificuldades de atendimento e locomoção, nos bairros da área continental de São Vicente.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp