Projeto obriga instalação de microcâmeras em ônibus


17/06/2002 18:27

Compartilhar:


Da Assessoria

A deputada estadual Edir Sales (PL) apresentou projeto de lei que torna obrigatória a instalação de microcâmeras nos ônibus intermunicipais que circulam no Estado de São Paulo.

O projeto estabelece que as empresas operadoras de linhas de ônibus ficam obrigadas a instalar no interior dos veículos câmeras ou microcâmeras de vídeo para monitorar as imagens geradas no interior do veículo. "Os usuários saberão da existência dos dispositivos de filmagem através de placas afixadas no próprio ônibus", disse a deputada.

A proposta ainda estipula que o descumprimento da lei implica em multa de dois mil reais.

O objetivo da matéria é conter o aumento da violência que atinge todos os setores, inclusive o transporte de passageiros. "A criminalidade atinge em altos índices motoristas, cobradores e usuários do sistema de transporte, sempre vulneráveis à violência, uma vez que estão em trânsito e sem condições de defesa", afirmou a deputada.

Segundo Edir, a melhor forma de lidar com a criminalidade é a aplicação de medidas preventivas. "Por isso, a aplicação do projeto é um grande passo para a coibir e reprimir a ação de bandidos. A presença da câmera já inibe os assaltos, pois o equipamento auxilia na identificação dos criminosos."

Edir informou que o projeto vai garantir mais segurança às pessoas que necessitam utilizar o transporte público.

alesp