Criação do Polo de Capacitação da Aeronáutica


01/10/2009 17:40

Compartilhar:


O deputado Carlinhos Almeida (PT) enviou requerimento de informação ao secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, para que esclareça qual o valor da contrapartida do governo do Estado para a criação do Polo de Capacitação da Aeronáutica com vistas à formação de mão-de-obra especializada em tecnologias aeroespaciais. Segundo Carlinhos, em 16 de setembro último o Estado de São Paulo assinou protocolo neste sentido com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Prefeitura de São José dos Campos e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), em cerimônia realizada no Parque Tecnológico da Cidade " ParqTec.

"Acontece que o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, disse ao jornal Valeparaibano que a implementação e a manutenção do Polo de Capacitação Aeronáutica não pode ser feita somente com os recursos do Fundo Aeronáutico, mantido pela contribuição das empresas aéreas e que são repassados pela Anac", observa Carlinhos. "Por isso", acrescenta, "quero saber qual o valor previsto, quanto já foi liberado e o cronograma de desembolso dos recursos do Orçamento do Estado para atender o convênio".

O Polo de Capacitação Aeronáutica reúne instituições públicas e privadas para a cooperação técnico-cientítfica e a formação de pessoal para a indústria aeronáutica " especialmente engenheiros e mecânicos. O de São José dos Campos é o terceiro desenvolvido pela Anac, com apoio dos governos estaduais. O primeiro foi criado no Rio Grande do Sul e o segundo em Minas Gerais. O objetivo da criação dos pólos, segundo a ANAC, é preparar os profissionais para suportar as demandas futuras da indústria do setor, que tem em São José dos Campos a Embraer " uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo.



carlinhos@carlinhos.org

alesp