Fórum São Paulo Século XXI discute experiências do Terceiro Setor


12/06/2000 12:00

Compartilhar:


O Grupo Temático Terceiro Setor do Fórum São Paulo Século XXI voltou a discutir hoje, 12/6, as experiências do Terceiro Setor. No debate, realizado no plenário Tiradentes da Assembléia, estiveram presentes os presidentes da Fundação Seade, Flávio Fava de Morais, e da Fundação Usp, Francisco de Assis Alves, além dos conselheiros temáticos.

"Existe uma grande necessidade de estratificar a probidade, a temática e o profissionalismo das instituições para fundamentar políticas públicas e sociais para o Estado", advertiu Fava. Para ele, "o Terceiro Setor cresceu muito, mostrando que a explosão de crescimento, nos últimos tempos, é incontrolável, sendo vital saber quantos são, quem são, o que fazem e onde estão".

Também Francisco Alves falou da necessidade desse mapeamento das instituições, principalmente para identificar "aquelas instituições que prestam daquelas que não prestam". Para ele, "o Estado precisa se convencer de que precisa de uma parceria fora da administração pública que colabore na realização de atividades, principalmente nas áreas da educação, saúde e segurança pública".

Alves ressaltou, ainda, a necessidade de as fundações atuarem "em obras sociais de cunho mais amplo, não só de benemerência", sendo necessário, para isso, "uma reforma administrativa que recepcione, sem conflitos, normas e diretrizes para colaboração do Terceiro Setor com o poder público".

O Grupo Temático Terceiro Setor é coordenado pelo deputado Newton Brandão (PTB), com relatoria do deputado Geraldo Vinholi (PDT).

alesp