Deputada pede liberação de verba para restauração de convento histórico de Itanhaém


15/02/2007 15:58

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está reforçando a luta em defesa da restauração do Convento de Nossa Senhora da Conceição, situado no município de Itanhaém, no Litoral Sul do Estado. Em ofício à presidência da Caixa da Econômica Federal, a parlamentar pede a aceleração dos trâmites para a liberação de recursos para a obra. Ela também quer verbas estaduais, por isso apresentou emenda ao Orçamento do Estado em busca de apoio para recuperar o bem histórico.

No documento que enviou à presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, a deputada manifestou o receio de que seja perdida verba de R$ 100 mil, obtida por meio de emenda parlamentar da ex-deputada federal Mariângela Duarte (PT). "Há entraves burocráticos que precisam ser superados, sob o risco de perda de prazos", alerta Prandi.

Localizado no alto do morro do Itaguaçu, o convento é um dos mais antigos santuários do país. O início de sua construção data de 1632. No século passado, recebeu algumas obras de restauro, em 1920 e 1940. No mais, foram feitas apenas intervenções pontuais pela municipalidade. "Os problemas se agravaram e hoje o imóvel está em situação precária, com deficiências estruturais e precisando de obras emergenciais na cobertura", enfatiza Prandi.



Luta antiga

A deputada Maria Lúcia Prandi tem uma história de luta em defesa do Convento de Nossa Senhora da Conceição. Todos os anos, ela busca recursos no Orçamento do Estado. "Na emenda que apresentei ao Orçamento de 2007, a solicitação foi de R$ 250 mil, quantia que muito pode ajudar para iniciar o processo de restauro. "Se as duas esferas governamentais " União e Estado " destinarem recursos, mais rapidamente poderemos ter a recuperação", argumenta Prandi.

Em outra ação, em 2004, a parlamentar enviou ofício à então secretária de Cultura do Estado, Cláudia Costin, na tentativa de sensibilizá-la. O documento seguiu com cópia para o secretário-adjunto, cargo na época ocupado pelo deputado estadual Edmur Mesquita (PSDB). O pedido de verbas também foi encaminhado ao ex-governador Geraldo Alckmin, por meio de indicação apresentada por Prandi na Assembléia Legislativa. "Infelizmente, não foi reconhecida a importância do pedido", lamenta a deputada.



Caminhos de Anchieta

Ao argumentar em defesa da restauração do convento, a deputada Prandi adverte que a recuperação da edificação é indispensável para a efetiva consolidação do roteiro histórico, turístico e religioso denominado "Caminhos de Anchieta, o Peregrino da Costa Atlântica", criado por uma resolução estadual de 2004 e ainda não efetivamente implementado. O roteiro seria uma versão latino-americana do Caminho de Santiago, na Espanha, e reproduziria as rotas percorridas pelo beato espanhol José de Anchieta nas cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.

"O Convento de Itanhaém é depositário de imagem de Nossa Senhora, pela qual o padre Anchieta tinha especial devoção. Ele gostava de celebrar a santa missa diante dela", explica a deputada. "Lamentavelmente, cupins e infiltrações ameaçam o rico patrimônio. Há ainda o risco de um incêndio iminente, devido à precariedade das instalações elétricas, uma situação temerária que não pode persistir", arremata a parlamentar.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp