Trevo de Garça poderá receber nome de cafeicultor


14/10/2009 17:17

Compartilhar:


Pedro Tobias (PSDB) apresentou o PL 927/2009 sugerindo que o nome do cafeicultor e advogado José Álvaro Pereira Leite seja dado ao trevo localizado no quilômetro 408,7 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no município de Garça.

Em sua propositura, Pedro Tobias ressalta que deseja prestar homenagem, que considera justa a quem deixou várias referências em sua vida pessoal e, principalmente, profissional, contribuindo para o desenvolvimento agropecuário da região. "É extremamente justo prestar esta homenagem à pessoa tão empreendedora, que soube imprimir eficiência às atividades iniciadas por seu pai", destaca o deputado, referindo-se ao homenageado.

José Álvaro Pereira Leite nasceu em 1914, na fazenda Santa Cruz da Serra, no município de Brotas. Filho de Joaquim Álvaro Pereira Leite, um dos pioneiros daquela região, e de Olívia Coelho Pereira Leite, de tradicional família de cafeicultores da região de Jaú, o homenageado realizou os cursos primário e secundário no Ginásio São Bento, na capital do Estado e bacharelou-se, em 1935, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atuou como advogado até 1940, quando faleceu seu pai. Com a morte de Joaquim, José Álvaro passou a dedicar-se definitivamente às atividades rurais. Casou-se em 1936 com Victoriana Pereira Leite, tendo com ela dois filhos: Wilma, já falecida, e Joaquim Álvaro, engenheiro mecânico, também dedicado às atividades rurais.

José Álvaro Pereira Leite faleceu no dia 1º de agosto de 2008, aos 94 anos, na cidade de São Paulo, e até os últimos meses de sua vida manteve-se na ativa, sempre à frente de seus negócios agropecuários.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp