Projeto prevê obrigatoriedade de exame auditivo precoce


19/09/2003 15:51

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Waldir Agnello

O deputado Waldir Agnello (PTB) apresentou na Assembléia Legislativa projeto de lei que prevê a obrigatoriedade de realização do exame de emissões evocadas otoacústicas, também conhecido como teste da orelhinha, nos recém-nascidos, tanto nos hospitais particulares quanto nos da rede pública.

Através do exame é possível identificar perdas auditivas e adotar condutas mais precoces nos casos alterados, garantindo a melhoria do desenvolvimento da linguagem oral e o desempenho acadêmico e social dos indivíduos portadores de deficiência auditiva.

"A experiência dos países desenvolvidos demonstra que o custo da educação de uma criança em escolas especiais é três vezes maior do que em escola regular, mesmo com apoio especializado", informa o deputado, ao referir-se aos custos de implantação do projeto.

A deficiência auditiva atinge, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 1,5% da população nos países subdesenvolvidos. No Brasil, a cada mil nascidos, um é surdo e dois a seis bebês problemas auditivos.

A identificação precoce da deficiência auditiva deve ser realizada antes dos três meses de idade e a intervenção até os seis meses, na tentativa de minimizar as alterações na aquisição da linguagem, que poderão causar comprometimento no desenvolvimento social, psíquico e educacional.

Estudos recentes comprovam que quando a intervenção é em prazo adequado, garante-se desenvolvimento comparável ao de crianças com audição normal da mesma faixa etária.

A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem nos primeiros meses de vida. No entanto, os testes de acuidade auditiva normalmente são realizados depois que os pais percebem na criança a ausência de resposta aos estímulos sonoros comuns, como o da campainha da casa e do telefone, ou quando ela apresenta retardo no desenvolvimento da linguagem e fala.

wagnello@al.sp.gov.br

alesp