Dersa é questionada sobre prazo para sanar problemas em embarcações


19/05/2006 18:00

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) quer saber se a Dersa cumpriu o prazo dado pela Capitania dos Portos para sanar todos os problemas nas embarcações do sistema de travessias litorâneas, especialmente na ligação entre Vicente de Carvalho e Santos. A data limite imposta pelo órgão expirou em 13/5, e havia sido informada à parlamentar pelo capitão-de-mar-e-guerra Marcos Nunes de Miranda, comandante da Capitania, durante audiência no final de março.

"Naquele encontro, ele me informou que seria feita uma série de vistorias para fiscalizar e cobrar da Dersa as providências necessárias. Se na data limite alguma embarcação apresentasse problemas que comprometessem a segurança, ele iria tirar de operação. Quero saber se a estatal cumpriu todas as determinações e se as balsas e barcas apresentam condições adequadas de navegação", enfatizou a deputada Prandi, em ofício enviado à Capitania dos Portos.

Segundo a parlamentar, a fiscalização firme do órgão é fundamental para garantir que os milhares de usuários do sistema de travessias não sejam colocados em risco. "A situação estava crítica, principalmente nas barcas que ligam Vicente de Carvalho a Santos. Será que agora as pessoas poderão ter mais tranqüilidade, sem serem submetidas a situações de risco como a colisão entre a barca Cubatão e uma catraia, por problemas mecânicos, em 16 de março?", indagou a deputada.

Na audiência realizada em dia 27/3, Maria Lúcia entregou ao capitão Miranda um dossiê com 20 reportagens sobre problemas ocorridos nas travessias nos últimos cinco anos. A parlamentar estava acompanhada pelos presidentes dos sindicatos dos Marinheiros, Alcides de Souza, e dos Condutores da Marinha Mercante do Estado, Reginaldo Alves dos Santos. "Há anos, luto por melhorias nas travessias. Algumas coisas já conseguimos, como a reforma dos terminais de Santos e de Vicente de Carvalho e a ampliação da frota de balsas. Mas ainda temos uma longa caminhada, que inclui especialmente a reforma das barcas de pedestres e a compra de uma nova embarcação para a ligação Vicente de Carvalho"Santos. Não vou dar trégua até que a população tenha seus direitos respeitados", concluiu Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp