Assembleia realiza cerimônia de reconhecimento da Reserva Serra dos Itatins


02/12/2009 20:50

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/JUREIA MARCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada nesta terça-feira, 1º/12, no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa a cerimônia de reconhecimento da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) "Serra dos Itatins". O deputado Roberto Felício (PT) deu as boas-vindas e parabenizou os integrantes da Associação Eco Jureia pelo trabalho sério que eles vem desenvolvendo na proteção daquela que é a mais extensa porção da Mata Atlântica, a Jureia. "O mérito todo dessa atividade é da Cybele, do Walter e de vocês todos que estão aqui. O evento não foi uma iniciativa do nosso gabinete e apesar de eu não ser um estudioso do assunto, sei da importância do tema e do seu interesse para toda a sociedade e, por isso, atendemos a solicitação", declarou Felício.

Em seguida, o mestre de cerimônias chamou, para falar sobre a RPPN Serra dos Itatins, o assessor de esportes do PT, Walter da Silva, pessoa muito ligada às questões de sustentabilidade. Walter agradeceu à família Medeiros pela doação da área de 74 hectares e citou a luta de alguns companheiros seus, principalmente do Carlão, que desde o princípio acreditou na Associação Eco Jureia como sendo capaz de levar a cabo a criação dessa RPPN e com o compromisso de continuar defendendo a preservação do meio ambiente.

A próxima pessoa a ocupar a tribuna foi a diretora presidente da Eco Jureia, Cybele da Silva. Cybele começou explicando que os objetivos de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural são de proteção dos recursos ambientais representativos daquela região dentro da área particular em que é criada, e onde só são admitidas atividades de cunho científico, cultural, educacional, recreativo e de lazer. Cybele falou também que o logotipo da RPPN Serra dos Itatins traz a figura de um muriqui, ou mono carvoeiro, para lembrar que essa espécie de macaco, muito comum naquela região, está, depois da anexação da Serra dos Itatins ao mosaico da Jureia, mais protegida, bem como outras espécies de animais silvestres presentes na área.

Também ocupou a tribuna a professora da Unicamp, Roseli Ferreira dos Santos, que foi a coordenadora do plano de manejo do mosaico da Jureia Itatins, e falou da importância da preservação dos ecossistemas e do perigo de um planejamento mal formatado para a floresta.

Participaram, ainda, da mesa de debates os ambientalistas Fabio Feldmann e Boris Alexandre Cesar.

alesp