Wagner Lino acredita que depoimento compromete responsáveis pelo sistema prisional


22/06/2001 10:21

Compartilhar:


"Existem denúncias contra alguns dos novos coordenadores de presídios e temos de investigá-las. Ouviremos o coordenador da extinta Coesp - Coordenadoria dos Estabelecimentos Penitenciários do Estado de São Paulo, Sérgio Ricardo Salvador", assegurou o deputado Wagner Lino (PT), após ouvir depoimento feito à CPI dos Presídios, na quinta-feira, 21/6, do presidente do Sindicato dos Funcionários no Sistema Prisional, Nilson de Oliveira.

Oliveira fez várias denúncias que comprometem os responsáveis pelo sistema. Além de problemas já conhecidos, como a facilitação de fugas, citou a perseguição a funcionários que não aceitam entrar no esquema de corrupção e a precariedade do atendimento médico, com a ausência de médicos de plantão nos casos de emergência.

Segundo Nilson, a gravidade da situação pode ser medida pelo fato de, em alguns estabelecimentos, como a Casa de Detenção de São Paulo, os presos não permitirem a entrada de funcionários em determinados locais. Também continuam, de acordo com ele, os problemas na coordenação dos presídios.

Wagner Lino tem informações de que dois novos coordenadores nomeados - Carlos Alberto Corade, para as unidades do Vale do Paraíba e do litoral, e Marco Antônio Feitosa, para a região central do Estado - são alvo de denúncias que vão do uso de veículos oficiais e omissão de socorro a detento até facilitação de fuga, prevaricação, uso de dinheiro resultante do trabalho de presos e permissão para que empresas-fantasmas utilizem o serviço dos presidiários.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Wagner Lino - 3886-6842/6853)

alesp