Governo Federal financia despoluição do rio Sorocaba


29/06/2004 14:42

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

O deputado Hamilton Pereira (PT) participou, na sexta-feira, 25/6, da solenidade para assinatura de um contrato de R$ 75,6 milhões entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal para a implementação do programa de despoluição do rio Sorocaba.

O investimento coloca Sorocaba como a cidade que mais recebeu recursos para investimentos em saneamento básico. No mês de maio, o governo Federal liberou, por intermédio do Ministério das Cidades, R$ 2,125 bilhões para o financiamento de obras de saneamento ambiental em 15 estados e no Distrito Federal. Os recursos estão sendo emprestados para prefeituras, governos estaduais e companhias públicas implantarem e ampliarem sistemas de água, esgotamento sanitário, lixo e drenagem.

A estação que está sendo construída em Sorocaba será responsável pelo tratamento de 60% de todo o esgoto gerado na cidade e que hoje é lançado diretamente nas águas do rio. Segundo informativo distribuído pela prefeitura, serão 1,1 mil litros de água tratados por segundo e 90% da remoção da contaminação bacteriológica dos efluentes, beneficiando mais de um milhão de habitantes das cidades da região. A bacia do rio Sorocaba possui uma área de 5.269 Km2 e abrange 34 municípios.

Além de Pereira, também participaram da solenidade a deputada federal Iara Bernardi (PT) e os vereadores petistas Gabriel Bitencourt, Arnô Pereira e Tânica Baccelli.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp