Deputado solicita atualização do SIMPLES


11/09/2003 17:49

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Vanderlei Siraque

O deputado Vanderlei Siraque (PT) enviou moção de apelo ao presidente do Senado, José Sarney, solicitando a atualização do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o SIMPLES.

Segundo ele, a última alteração ocorreu em 1998 e os valores que classificam as empresas como micro e pequeno porte ficaram desatualizados por causa da inflação. "As empresas contempladas pelo SIMPLES são as grandes responsáveis pela geração de empregos em nosso país e, por isso, nada mais justo do que darmos condições para que possam continuar funcionando", declarou Siraque.

O SIMPLES consiste no pagamento unificado dos seguintes impostos e contribuições: IRPJ, PIS, COFINS, CSLL, INSS Patronal e IPI.

Faturamento cai 52,6%

Segundo a Pesquisa de Conjuntura do Sebrae divulgada nesta semana, o faturamento real das micro e pequenas empresas de São Paulo em maio deste ano recuou 14,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 5 anos, o faturamento caiu 52,6%, "o que reafirma a necessidade da atualização do SIMPLES", adverte Siraque.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp