Deputado vai propor reunião da Comissão de Segurança em Sumaré e Hortolândia


09/05/2005 13:38

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT) vai solicitar, na próxima quarta-feira, 11/5, que a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa realize duas audiências públicas nas cidades de Sumaré e Hortolândia, localizadas a 120 quilômetros da capital, na região de Campinas.

"As audiências são reivindicações dos próprios prefeitos. Por intermédio delas, vamos ouvir diversos setores da sociedade e elaborar propostas", destacou o deputado.

O pedido do parlamentar, que é vice-presidente do órgão, está baseado nos altos índices de criminalidade na região metropolitana de Campinas em 2004. Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública, o município de Sumaré registrou, no ano passado, 45,89 homicídios por 100 mil habitantes, o que a levou a ocupar a primeira posição no ranking do Estado. É a primeira vez que uma cidade do interior ocupa esse posto, no qual se revezavam, até 2003, as cidades da região metropolitana da capital.

Nos últimos dois anos, a Comissão de Segurança Pública da Assembléia realizou diversas reuniões itinerantes. Os encontros aconteceram nas cidades de Santo André, Jundiaí, Campinas, São José dos Campos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Sorocaba e Baixada Santista.

Na última quinta-feira, 5/5, Siraque se reuniu com os prefeitos de Sumaré e Hortolândia, José Antônio Bacchin e Ângelo Perugini, respectivamente, para discutir o problema da segurança pública. Em março, o prefeito de Hortolândia sofreu um ataque a tiros, nas imediações da estrada que liga a cidade a Campinas. Dois homens armados em uma moto se aproximaram do carro oficial e efetuaram três disparos à queima-roupa. Perugini saiu ileso.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp