Atracadouro da travessia entre Bertioga e Guarujá deve ser transferido de local


14/09/2005 16:02

Compartilhar:


O secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, irá a Bertioga no próximo dia 5/9 visitar o local para onde deverá ser transferido o atracadouro da balsa que realiza a travessia marítima entre o município e o Guarujá. A data foi marcada durante reunião no dia 13/9 entre Lopes, o deputado Marcelo Bueno (PTB) e o prefeito de Bertioga, Lairton Goulart. O secretário também determinou à Dersa que prepare o projeto técnico para viabilizar a obra. O documento deverá ficar pronto em aproximadamente 15 dias.

A reunião, realizada na sede da secretaria, em São Paulo, foi agendada pelo deputado, após conversas sobre o assunto com o prefeito Lairton. "Nós estivemos juntos no local onde hoje se encontra o atracadouro e o prefeito mostrou todas as vantagens que a mudança proporcionará", diz Marcelo Bueno. "Segundo a Prefeitura de Bertioga, a transferência de local do atracadouro beneficiará 20 mil moradores e 120 mil turistas que passam pela cidade a cada ano, já que, além do trajeto da travessia, que ficará 200 metros mais curto, as filas de espera para embarque diminuirão. Ganham o usuário da balsa e os motoristas locais, que não terão de enfrentar o trânsito ocasionado por quem aguarda a embarcação."

A idéia de transferir o atracadouro de local partiu do prefeito Lairton, que também pretende potencializar a vocação turística local. "A mudança vai criar condições para a implantação de jardins e passeios públicos e áreas específicas para estacionamentos de veículos." Atualmente, o atracadouro fica em frente à avenida Anchieta, no Centro. A idéia é implantá-lo 700 metros distante, em uma área localizada no bairro Jardim Veleiros, onde a prefeitura já realizou recuperação urbanística.



mbueno@al.sp.gov.br

alesp