Deputado garante R$ 4,8 milhões em benefício do teatro vicentino


20/02/2008 10:12

Compartilhar:


O primeiro teatro nos 476 anos de história de São Vicente será construído no Parque Bitaru, em área de 7.434,95 metros quadrados, ao lado do Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica, na avenida Capitão Luiz Pimenta. O deputado Luciano Batista (PSB) e o prefeito Tércio Garcia confirmaram a liberação de R$ 4.875.892,90, em audiência no Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias (Dade), para a obra que tem o objetivo de valorizar a tradição teatral da primeira cidade do Brasil, conhecida no país e no mundo pela Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, o maior espetáculo de teatro em areia de praia do planeta.

O projeto, de autoria da Secretaria de Planejamento e Metropolização de São Vicente, prevê uma platéia com 497 lugares, sendo dez para deficientes físicos, dez para obesos ou casais e quatro para pessoas com mobilidade reduzida. Estas vagas estão acima do limite indicado na legislação federal de acessibilidade e mobilidade urbana.

O teatro terá estacionamento com 121 vagas para automóveis e 12 para motos, contando também com o apoio das mais de mil vagas existentes ao lado, no Centro de Convenções, conforme explicou a secretária de Planejamento, Elizabeth Correia.

O prefeito Tércio Garcia lembrou que o teatro é uma conquista histórica para São Vicente, que vem para marcar definitivamente a tradição cultural da cidade. "São Vicente fez por merecer este investimento, cuja conquista muito nos orgulha", disse o prefeito.

O deputado também comemorou a conquista: "É o resultado da força da nossa representatividade junto ao governo do Estado e na Assembléia Legislativa. São os interesses de São Vicente representados junto ao governador, mostrando seu valor e cobrando suas necessidades".

Com uma área construída de 1.634,27 m², o teatro terá, no pavimento térreo, um foyer com café e bomboniere, jardins internos, setor administrativo, bilheteria, sanitários masculino e feminino com acessibilidade, platéia com 497 lugares acessada por antecâmaras, palco com 292,37 m² e área de apoio com dois camarins com sanitários, depósitos de materiais e de cenários. O piso superior contará com três camarins com sanitários, copa, sala de tradução simultânea e sala para operadores de som e luz com sanitários. Haverá ainda um piso técnico, acessado por escadas caracol e passarelas em treliça metálica.

No piso técnico, haverá ainda caixas d"água, escadas metálicas e passarelas em treliça para manutenção do forro, varas de iluminação e cenário. Além de poder abrigar obras de renome, o teatro permitirá o desenvolvimento de projetos locais já em andamento pela Secretaria de Turismo e Cultura, como as oficinas permanentes de cenografia, direção, interpretação, vestuário, maquiagem etc. As obras serão licitadas neste primeiro semestre e, uma vez iniciadas, terão dois anos de prazo para conclusão.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp