Da Tribuna


17/06/2011 19:30

Compartilhar:


Reorganização da região metropolitana



Donisete Braga (PT) disse que quer acompanhar a execução da lei referente à reorganização da Região Metropolitana de São Paulo. Segundo o deputado, a lei demorou seis anos para ser aprovada na Assembleia Legislativa, e agora tem de haver fiscalização para que ela saia do papel. Para o parlamentar, a reorganização de 39 municípios do Estado irá estabelecer um novo marco. Contou que a bancada do PT aprova a criação do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana, mas ressaltou a preocupação do partido com as suas formas de financiamento. (DV)



Reajuste



Carlos Giannazi (PSOL) fez um apelo aos líderes partidários e aos deputados da Casa para a aprovação das emendas relacionadas ao projeto de lei do governo sobre o reajuste dos servidores da Educação. Giannazi considerou o projeto uma farsa, pois além de não cobrir a inflação do período em que o salário não foi modificado, o reajuste parcial será parcelado em quatro anos." Segundo o deputado, desde 1995 até agora os professores tiveram perda de 50% de seus salários por conta da falta de correção. Ele destacou uma das emendas, que garante o reajuste em uma única parcela, e acusou o PSDB de fazer uma política de arrocho salarial. (DV)



Política salarial



Olimpio Gomes (PDT) concordou com o pronunciamento do deputado Carlos Giannazi e reclamou que no período eleitoral os políticos se mostram exigentes defensores da saúde, educação e segurança pública, entretanto quando assumem seus mandatos agem de forma contrária. Chamou de vergonhosa a política salarial do Estado de São Paulo e lamentou o valor do vale-refeição dos servidores, apelidado de vale-coxinha devido ao seu valor de R$ 4. "O governo trata com indignidade seus servidores, os parlamentares precisam sair do discurso demagógico e passar para ações concretas", declarou. (DV)



CPI do serviços médicos



Hamilton Pereira (PT) lembrou a instalação de CPI para investigar o financiamento das ações e remuneração dos serviços médico-hospitalares, da qual foi relator. De acordo com o deputado, durante as investigações foi revelada uma série de desvios de funções e de recursos, além da contratação de funcionários através de mecanismos que não garantem estabilidade, causam demissões frequentes e a terceirização de serviços. "Foi solicitada a intervenção do Ministério Público e do Tribunal de Contas. Não sabemos se algo foi feito, mas os servidores continuam trabalhando sem condições adequadas". (DV)



Cinema árabe



"É uma vergonha esse plenário vazio", mencionou Adriano Diogo (PT). "Isso é um desrespeito com vocês", declarou aos professores que assistiam a sessão plenária. Depois, citou a realização da 6ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, parceria entre o Instituto da Cultura Árabe e o Sesc, que acontecerá de 16 a 29/6 e exibirá filmes como Caindo por Terra, Filho da Babilônia e Fora da Lei, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano. O deputado também exibiu uma matéria da revista Isto É, intitulada Os Evangélicos e a Ditadura Militar, que traz documentos e depoimentos sobre os protestantes durante os anos de chumbo. (DV)



Cem anos de Brasil



O deputado José Bittencourt (PDT) convidou todos os presentes a participar da sessão solene dos cem anos de Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil. O parlamentar ressaltou o papel fortalecedor da religião junto à sociedade e da importante ligação entre Estado e igreja. "Além do papel espiritual e intelectual, a igreja também tem, ao lado do Estado, papel equilibrador da sociedade; mas sem o recebimento de recursos públicos", enfatizou Bittencourt. (LP)



Plantão fantasma



Hamilton Pereira (PT) falou sobre a prisão de 12 servidores do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, entre eles o atual e o ex-diretor do hospital, que, conforme investigações do Ministério Público e da Polícia Civil, estão envolvidos em irregularidades em plantões, onde médicos recebiam sem trabalhar. "Espero que a história do CHS mude após a ação da Polícia Civil", completou o deputado (LP).



Filhos de Deus



Lamentando entrevista que o bispo dom Luiz Gonzaga Bergonzini, da diocese de Guarulhos, concedeu ao jornal Valor Econômico, quando declarou que o PT é o partido da morte e do aborto, Adriano Diogo (PT) declarou que "todos somos seres humanos e filhos de Deus". O parlamentar também abordou outra questão importante para a história do país: a liberação dos arquivos da ditadura militar. Para debater o assunto, Diogo convidou os presentes a participar no dia 27/6, às 14h, no auditório Teotônio Vilela, de reunião da Comissão da Verdade. (LP)



Supremo mandou bem



Contrário à descriminalização das drogas, Fernando Capez (PSDB) defendeu decisão do Supremo Tribunal Federal de autorizar a realização da Marcha da Maconha no país. Conforme explicou o deputado, o argumento utilizado de que a marcha é uma apologia ao consumo do produto não é válido porque, no Brasil, não há precedente de manifestação sobre o tema. "Não se faz apologia a fato futuro. Além do mais, a Constituição federal está acima de qualquer interesse. O Supremo mandou bem." Capez mencicou que um dos membros do STF fez uso de citações de uma de suas obras para defender seu voto favorável à realização da marcha. (LP)

alesp