Feldman e Weffort discutem parceria cultural (com foto)

Ministro defende doação do prédio da Secretaria da Segurança Pública ao Iphan; Feldman quer expor obras de arte de museu
25/06/2001 18:54

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, e o ministro da Cultura, Francisco Weffort, se reuniram nesta segunda-feira, 25/6, para discutir ações conjuntas na área cultural. Ao iniciar a conversa, Weffort defendeu junto ao presidente que o prédio da Secretaria da Segurança Pública, localizado na avenida Higienópolis, de propriedade do Estado, seja cedido ao Iphan (Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional), vinculado ao Ministério da Cultura. "Trata-se de uma sugestão'''', completou o ministro.

Feldman se mostrou favorável, entretanto, disse que a matéria depende um entendimento político na Casa. "A proposta pode facilitar a aprovação do projeto", respondeu o presidente ao se referir ao projeto do Executivo (9/2000), que autoriza a Fazenda do Estado a vender o prédio. A proposta de venda faz parte do esforço do Estado de unificar as ações das polícias civil e militar. O prédio está avaliado em R$ 19 milhões.

Segundo o secretário da Segurança, Marco Vinício Petreluzzi, uma parte do dinheiro (R$ 6 milhões) seria investido na reforma dos prédios onde funcionará o comando das polícias. O restante seria investido no sistema de comunicação e na ouvidoria. A venda do prédio foi discutida em audiência pública em 18/4 com a participação de Petreluzzi, deputados da Comissão de Segurança Pública e representantes de associações de moradores da região de Higienópolis.

A segunda parte da conversa discutiu a utilização de espaços na Assembléia para exposições de arte. Participou da conversa o secretário estadual da Cultura, Marcos Mendonça. Segundo Feldman, os museus que são dirigidos pelos governos federal e estadual cederiam o acervo. "É uma forma de ocupar espaços importantes, como o Hall Monumental e o V Centenário", explicou o presidente.

Weffort e Mendonça afirmaram que o empréstimo de obras depende de avaliações técnicas. Os dois sugeriram a Feldman que uma forma de facilitar a divulgação de obras são as reproduções, muito comum em países estrangeiros. Durante a visita à Assembléia, Weffort conheceu também a estátua em homenagem ao ex-governador Franco Montoro. O monumento foi criado por iniciativa da Associação de Cultura Democrática Paulista, presidida pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB) e contou com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

alesp