ILP abre inscrições para curso de Literatura Paulista


30/07/2008 17:47

Compartilhar:


O curso Literatura Paulista -Tradição e Modernidade: Confluências terá sua aula inaugural com o escritor convidado João Silvério Trevisan

do ilp

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) está com inscrições abertas para o curso Literatura Paulista - Tradição e Modernidade: Confluências, que será realizado nas dependências do próprio instituto, no período de 13 a 29 de agosto, das 18 às 21 horas. O curso é gratuito, são 60 vagas, as inscrições se encerram em 10/8 e a lista dos matriculados será divulgada em11/8. A aula inaugural será com o escritor, jornalista, dramaturgo, tradutor e cineasta João Silvério Trevisan, autor premiado de Troços e Destroços e Ana em Veneza.

O curso, que foi montado e terá aulas ministradas pela professora de Literatura Mariana Estevam, tem como proposta, segundo a professora, "fornecer elementos essenciais para o conhecimento da evolução da literatura paulista produzida desde o século XVI aos dias atuais, bem como colaborar para que cada participante, ao final do curso, possa ter uma visão de conjunto da literatura paulista". Também estão entre os objetivos do curso colaborar para que os alunos conheçam a história e a cultura paulista através dos textos, leiam prazerosamente e tenham um contato maior com as obras, além de propiciar a integração da literatura paulista na sua cultura pessoal e o desenvolvimento da sua capacidade crítica.

Para Mariana Estevam, para estudar a produção literária paulista torna-se conveniente iniciar por uma panorâmica das condições sócio-culturais do Estado de São Paulo, a fim de tentar compreender o cenário que lhe confere determinada realidade e é a isso, também, que o curso Literatura Paulista - Tradição e Modernidade: Confluências se propõe. As aulas serão expositivas, seguidas de leitura e discussão de textos literários dos autores selecionados e contarão também com a exibição de filmes de curta duração ou de fragmentos de filmes baseados em obras literárias e, ainda, de forma a ampliar as discussões, serão incorporados exemplos de outras artes.

Para a conclusão do curso será realizada uma avaliação por meio de um trabalho escrito sobre um tema relacionado a questões discutidas em aula.

Roberto Eduardo Lamari, diretor presidente do ILP ressalta que a inscrição não garante a matrícula do interessado, devido ao limitado número de vagas e que os candidatos deverão consultar, a partir de 11/8 a lista dos matriculados na página do ILP, que se encontra disponível no Portal da Assembléia (www.al.sp.gov.br). Lamari lembra ainda que tem sido grande a procura pelos cursos oferecidos pelo instituto "o que por um lado é muito bom, pois atesta a qualidade dos nossos cursos e também a sua necessidade, já que a demanda é grande, mas por outro lado nos força a tomarmos medidas não muito simpáticas com as pessoas que se inscrevem, conseguem a vaga, e depois não comparecem às aulas". O não comparecimento do aluno às aulas implicará impedimento para se matricular nos próximos cursos do ILP pelo período de seis meses e que, os certificados só serão concedidos para os participantes que possuírem freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). Também é norma do instituto que aqueles que não comparecerem ao primeiro dia de aula poderão ser excluídos do curso e que os alunos com freqüência inferior a 60% (sessenta por cento) serão considerados desistentes.

Mais informações na página do ILP na internet, que pode ser consultada no Portal da Assembléia (www.al.sp.gov.br), clicando-se no link ILP, que se encontra no lado direito da página inicial do portal.

alesp