Revisão da ocupação do Iraque


16/09/2003 16:11

Compartilhar:


Da assessoria da Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), em jantar com o cônsul-geral da Síria, Ahmad Shaar, defendeu que a ocupação do Iraque pelos Estados Unidos deve ser revista. Maria Lúcia entende que o objetivo da invasão daquele país era a derrubada do ditador Saddam Hussein, o que já foi conseguido, e que agora a ocupação apenas gera violência.

O assunto foi o tema principal da conversa durante o jantar entre os deputados Arnaldo Jardim (líder do PPS), Beth Sahão (PT), Paulo Neme (PTB), Pedro Tobias (PSDB), Romeu Tuma (PPS) e Said Mourad (PFL). Esses deputados integram, ao lado de Maria Lúcia, uma bancada que está em formação na Assembléia para cuidar de assuntos ligados ao povo árabe.

O diplomata disse aos parlamentares que seu país também é favor da desocupação do Iraque e da retirada das tropas israelenses dos territórios palestinos como forma de se buscar a paz. Maria Lúcia afirmou que essa violência não cessará enquanto não houver a desocupação e que a prova disso são os mais de 70 americanos mortos em emboscadas de descontentes com a ocupação.

Além dos assuntos relacionados com a invasão das forças aliadas ao Iraque, o cônsul-geral da Síria afirmou que seu país tem interesse pela ampliação do intercâmbio comercial e cultural com o Brasil. O presidente Lula, que deverá visitar Damasco e Shaar até o fim do ano, convidou os deputados da bancada árabe para visitar a Síria com esse objetivo.

O jantar ocorreu a convite do Consulado da Síria em São Paulo como forma de integrar os deputados de origem árabe com o cônsul e de aproximar a comunidade de origem síria do seu país, já que tanto Brasil quanto Síria são países emergentes. Na oportunidade, o deputado Paulo Neme entregou ao cônsul um texto do poeta e escritor Gibran Khalil Gibran que fala da generosidade do ser humano.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp