Catanduva sedia audiência sobre exploração sexual infanto-juvenil


30/11/2005 11:40

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Beth Sahão

A Frente Parlamentar Contra a Exploração Sexual Infanto-juvenil realiza em Catanduva, no próximo dia 5 de dezembro, audiência pública para debater formas de enfrentamento ao crime. Em outubro, a Frente realizou um encontro estadual em São Paulo, que reuniu acadêmicos e autoridades, como representantes do Ministério Público e da Justiça.

Neste encontro, ressaltou-se a importância da denúncia e o aumento das ocorrências. "As pessoas estão denunciando mais e isto é reflexo da conscientização e do acesso à informação", diz a deputada Beth Sahão (PT), coordenadora da Frente.

Ela cita como exemplo o fato ocorrido recentemente em Colina. A parlamentar foi à cidade e encontrou-se com a juíza Fernanda Perpétuo Vazquez, de Colina, que determinou a prisão de pessoas da cidade acusadas de envolvimento com a exploração sexual de meninas adolescentes. "A juíza realizou um trabalho extremamente sério e responsável. Em parceria com o Conselho Tutelar, ela passou a fazer palestras para mulheres e nas escolas, assim levou a informação à população e uma rede criminosa foi desfeita", contou a deputada.

Beth acredita que em Catanduva as discussões devem se concentrar em alternativas de políticas públicas para o enfrentamento deste crime e o relato de experiências. Pedro Pontual, representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, confirmou presença e deverá apresentar as ações do Governo Federal nesta área. Representantes do poder judiciário, do ministério público e da sociedade civil organizada também deverão participar. A reunião acontecerá a partir das 9h00 no Centro do Professorado Paulista de Catanduva (Rua Marília, 802).

bsahao@al.sp.gov.br

alesp