Deputada participa da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa


24/06/2008 10:27

Compartilhar:


A deputada Dárcy Vera (DEM) participou, no dia 19/6, em Ribeirão Preto, de evento comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa. Realizado pela Associação Nipo-Brasileira local, o evento homenageou vários imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da região. Cerca de quinhentas pessoas participaram da festividade.

Ribeirão Preto é considerada berço da imigração japonesa no Brasil, que teve como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Para a região de Ribeirão Preto veio a maioria dos imigrantes do navio, para trabalhar na lavoura do café. Na época, Ribeirão Preto era o maior produtor mundial do produto.

Na região, os imigrantes fincaram raízes e contribuíram, decisivamente, para seu desenvolvimento. Um exemplo dessa realidade é Mombuca, um bairro da cidade de Guatapará, onde vivem 150 famílias japonesas, cerca de 600 pessoas. Lá eles conservam suas tradições e cultura, inclusive o idioma.

De acordo com a deputada, os japoneses, que se fixaram em Ribeirão Preto e seus descendentes, passaram a ocupar lugar de destaque em diversos campos, como o social e o econômico. Na agricultura, eles também deram grande contribuição, como o uso correto do solo e a melhoria da tecnologia de produção. "Neste momento em que comemoramos o centenário da imigração japonesa no Brasil, quero parabenizar todos os membros da comunidade, por terem se transformado em um dos pilares do sucesso que o Brasil tem obtido", comentou a parlamentar.



dárcyvera@al.sp.gov.br

alesp