Executivo reduz impostos do setor têxtil e de vestuário


30/03/2010 17:11

Compartilhar:


O governador José Serra atribuiu à articulação entre Legislativo, trabalhadores e empresários a conquista da redução tributária para o setor têxtil e de vestuário, anunciada na tarde de segunda-feira, 29/3, no Palácio dos Bandeirantes. Na prática, dos atuais 12% haverá queda para 7% na alíquota do ICMS, decorrente de deferimento de 61,11% do imposto para saída de mercadorias, no atacado, ou diretamente ao varejo.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o deputado Davi Zaia (PPS) disse que a conquista mostra o que é possível fazer quando os trabalhadores e empresários se organizam em torno de objetivos comuns, apresentam dados e análises corretas e bem fundamentadas e, em articulação com os parlamentares, negociam as suas reivindicações. Zaia foi um dos parlamentares que mais se empenharam nas negociações.

O processo de negociação com o governo teve início há cerca de um ano, conforme disse Serra. Empresários e trabalhadores preocupados com a concorrência desleal entre estados e, principalmente, a disputa com os países do continente asiático, defendiam a redução do ICMS como meio de o Estado de São Paulo garantir a permanência das empresas do setor e o nível de emprego.

Eles procuraram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, e os deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil e de Confecções, coordenada pelo deputado Chico Sardelli (PV), e composta por Davi Zaia, Antonio Mentor (PT) e Camilo Gava (PV).



dzaia@al.sp.gov.br

alesp