Hackers impedem avanço da educação à distância no Brasil


24/09/2003 21:47

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Da assessoria de imprensa do Interlegis

Só no Programa Interlegis há 13 mil tentativas de ataques de hackers por dia.

Ainda assim, número de alunos dos cursos gratuitos cresceu 250% em um ano.

Os hackers (usuários de microcomputadores que invadem outros micros ou redes informatizadas) estão prejudicando o avanço dos projetos de educação à distância no Brasil. Somente no Programa Interlegis, diariamente há cerca de treze mil tentativas de invasão à rede informatizada, especialmente nos horários em que os tutores dos projetos de educação à distância participam com os alunos de sessões pré-agendadas de chats, ou seja, de conversação via email.

Segundo o Diretor do Programa Interlegis, Paulo Fontenele, as invasões têm sido rechaçadas pelo sistema de segurança contra invasões e vírus. "O ideal seria manter um canal aberto 24 horas com os alunos dos nossos cursos gratuitos à distância, mas esses usuários, que visam prejudicar os demais, impedem um aperfeiçoamento dos chats", diz Fontenele.

Ainda assim, o número de alunos dos cursos ministrados à distância pelo Interlegis para todo o Brasil cresceu 247% em relação ao ano passado, com 1.319 participantes atualmente. A equipe do Interlegis é composta por três tutores e quinze estagiários, mas o Programa se prepara para ampliar várias vezes essa estrutura sem, no entanto, contratar mais funcionários. "A proposta é criar multiplicadores junto às Assembléias Legislativas", diz José Aírton de Brito, tutor especialista de orçamento do Interlegis.

Antes, porém, de expandir o número de tutores, o Interlegis pretende aperfeiçoar a metodologia aplicada junto aos alunos. "Uma grande dificuldade enfrentada atualmente é que muitos alunos encaram o tutor como um professor de faculdade, e adotam uma postura passiva, em vez de encarar que sua aprendizagem depende de iniciativa própria. Essa percepção equivocada cria dificuldades em trabalhos grupais, já que ocorre grande dispersão desses grupos", aponta Brito.

Segundo ele, essa situação tem exigido uma solução inusitada. "Pegamos o telefone e ligamos diretamente para alguns alunos. Geralmente isso resolve, já que, primeiro ficam sobressaltados com o contato direto e inesperado e, segundo, porque se sentem prestigiados e passam a participar mais proativamente", revela.

O Programa Interlegis oferece regularmente 1.100 vagas em oito cursos gratuitos de educação à distância: Orçamento Público I, II e III; Lei de Responsabilidade I e II; O Papel do Vereador; Busca da Qualidade e Educação à Distância na Interlegis. Mesmo estando em casa, os alunos têm a orientação de um professor e de um tutor e são organizados em grupos para responder a exercícios. Todo o material didático, produzido por especialistas nas áreas, está disponível na internet. A comunicação é feita por email, chat, fóruns e telefone. Há avaliações e, ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

profdotexto@uol.com.br

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