Criação do município de Uchoa está documentada no Acervo da Assembléia


24/02/2005 20:39

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Uchoa- imagem.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Acervo Histórico

A partir de uma solicitação de moradores do Distrito de Paz de Ignacio Uchôa (homenagem ao engenheiro que construiu a estrada de ferro que deu origem à estação e ao povoado) ao Congresso Legislativo do Estado de São Paulo, a Comissão de Estatística e Divisão Civil e Judiciária da Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo apresentou, em 21 de Dezembro de 1925, o Projeto de Lei nº 101, no qual propunha-se a criação do Município de Ignacio Uchôa, na Comarca de Rio Preto. Considerando justa a proposição, o Legislativo Paulista transformou-a na Lei nº 2.117, de 30 de Dezembro de 1925. Por meio do decreto nº 9.775, de 30 de Novembro de 1938 a cidade teve sua denominação alterada para Uchoa simplesmente.

Entre a documentação anexada ao Projeto de Lei nº 101, de 1925, está a fotografia aqui reproduzida e que mostra a agência de automóveis local, mas, sobretudo, traduz a disposição dos moradores de Ignacio Uchôa em mostrar a pujança da localidade.

Esta imagem integra um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, desde 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo tem novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

acervo@al.sp.gov.br

alesp