Dorina Nowill recebe homenagem da Assembléia paulista


24/03/2003 20:21

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 24/3, a Assembléia Legislativa homenageou a professora Dorina Nowill e seus colaboradores na luta em favor dos deficientes visuais na Fundação Dorina Nowill.

Ao deixar a presidência dos trabalhos a cargo do deputado Vítor Sapienza (PPS) para fazer seu discurso da Tribuna, o idealizador da homenagem, deputado Rafael Silva (PSB), deficiente visual desde 1986, afirmou: "Uso a tribuna para mostrar que um portador de deficiência pode fazer muita coisa, inclusive eleger-se deputado e representar seu povo. Ele ressaltou, ainda, que o deficiente deve ser visto sempre como um cidadão e que o Estado deve dar oportunidade de participação a todos e a cada um, já que todos pagam impostos. O deputado lembrou que "a homenagem que se faz hoje à professora Dorina Nowill é a homenagem do povo paulista a esta senhora e a seus colaboradores, como reconhecimento pelo excelente trabalho que prestam à sociedade deste país".

Em sua fala, a professora lembrou a fundação da instituição, em 1946, e agradeceu a cooperação dos funcionários que a acompanham desde então: "Foi graças à colaboração de todos os funcionários que estão e que já passaram pela fundação que recebo esta homenagem."

Emocionada, Dorina Nowill agradeceu ao Parlamento paulista pela homenagem. "Esta Casa, onde se legisla para o Estado de São Paulo, traz para todos nós uma emoção, só pelo fato de estarmos aqui. E ainda mais pelas leis que devem estar sempre ao lado do cidadão. A obra que represento, em favor dos deficientes visuais, depende muito dos legisladores, que precisam, mais do que nunca, tratar o deficiente como cidadão", observou.

O atual presidente da Fundação, Carlos Alberto Lancelotti, lembrou a Guerra no Iraque e o pouco valor que se dá à vida humana, fazendo um contraponto com as batalhas enfrentadas pela fundação que preside: "Todos os dias travamos a batalha por uma vida melhor para o deficiente. Uma batalha que só tem vitórias e que não conhece derrotas. Batalha para que o deficiente tenha a oportunidade de participar plenamente da sociedade."

Também participou das homenagem à professora o deputado Ubiratan Guimarães (PPB) e representantes de organismos ligados à causa do deficiente visual.

alesp