Debates em plenário giram em torno de pedidos de CPIs


28/03/2001 18:59

Compartilhar:


Logo após o deputado Turco Loco (PSDB) ter anunciado em plenário que seu requerimento para a CPI do Lixo já contava com as 34 assinaturas necessárias para sua apresentação, o deputado do PT, Emídio de Souza, acusou o PSDB de "copiar todos os programas do Partido dos Trabalhadores", citando o Banco do Povo, o Bolsa Escola, entre outros. Segundo o parlamentar, isso demonstra que as propostas do PT são as melhores. Emídio de Souza acusou o deputado Turco Loco de "apoiar o ex-governador Paulo Maluf enquanto foi vereador" e também defendeu que, antes de a Assembléia decidir pela investigação do lixo municipal, investigue denúncias relativas ao Estado, como as contra a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), objeto de pedido de CPI apresentado pelo PT. "Na semana passada, recebemos documentos de Lázaro Piunti contra a CDHU, mas não somos oportunistas", declarou.

O petista Cândido Vacarezza também acusou o PSDB de praticar "uma política irresponsável na Câmara Municipal". Vaccarezza sugeriu aos vereadores tucanos "que governem em cima de idéias" e disse que a prefeitura está tentando descentralizar os serviços de coleta do lixo, aumentando de 3 para 16 o número de empresas que os executam.

A deputada Rosmary Corrêa (PMDB) pediu a aprovação da CPI sobre o sistema prisional, logo após a CPI do Narcotráfico encerre seus trabalhos. A parlamentar entende que as constantes fugas de presos e as rebeliões nos presídios são questões graves, com supostas ligações com o crime organizado, que precisam ser investigadas.

Os deputados da bancada evangélica na Assembléia, Milton Vieira (PL) e Faria Júnior (PMDB), lamentaram a morte, na madrugada desta quarta-feira, 28/3, do Vereador de Jandira, Márcio Soares, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, assassinado na porta de sua casa. Os parlamentares criticaram a política de segurança pública do governo do Estado. O deputado Milton Flávio (PSDB) rebateu as críticas e disse que "ao que tudo indica, o crime foi político".

alesp