Propostos investimentos maciços em saúde

Emendas à LDO contemplam verbas para Hospital Regional e centro de hemodiálise
18/06/2002 17:31

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB) deu especial atenção à área de saúde nas emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Esta propositura é o instrumento que direciona o governo estadual a investir em áreas prioritárias no campo social e de infra-estrutura, ajudando o Executivo a investir melhor os recursos que recolhe da sociedade em benefício dela própria.

São várias as emendas sobre saúde apresentadas por Khuriyeh, com especial atenção ao pedido de verbas para a construção de um Hospital Regional no Vale do Paraíba - que, aliás, já foi aprovado em emenda do Orçamento deste ano - e ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região da DIR XXIV, além da criação de uma unidade de hemodiálise no Litoral Norte.

Já existe, inclusive, possibilidade de ser implantado um Hospital Regional. Para tanto, poderia até mesmo ser utilizada a estrutura do Hospital Santa Isabel de Clínicas de Taubaté, que, mesmo não tendo estrutura para tal atendimento, praticamente já executa a função de Hospital Regional, atendendo diversas cidades do Vale e Litoral Norte.

As verbas solicitadas na LDO para leitos em UTIs visam suprir a carência de vagas nos hospitais da DIR XXIV em seus mais diversos aspectos de atendimento - de neonatal à unidade infantil.

Quanto à unidade de hemodiálise, trata-se de emenda mais do que necessária para atender os municípios do Litoral Norte que, na falta desse recurso, obriga os pacientes residentes na região a se deslocarem a cidades de outras áreas, causando transtorno aos pacientes e desgaste desnecessário provocado pela falta de investimento no setor.

Outras emendas do deputado estadual Salvador Khuriyeh na área da saúde contemplam as seguintes demandas: verbas para o Hospital Santa Isabel de Clínicas resolver seus graves problemas financeiros devido à escassez de investimentos por parte do Estado; recursos para implementar internações na área de Psiquiatria na rede do Estado, setor que carece de investimento na região da DIR XXIV; apoio financeiro a entidades filantrópicas do interior do Estado, especificamente para o Hospital Frei Galvão, de Guaratinguetá, para atendimento na área de Oncologia, onde a demanda alta e a estrutura de atendimento escassa; dotar os municípios da DIR XXIV de recursos para implantação do Programa Saúde da Família; e aumentar o número de atendimentos ambulatoriais ao mês nos hospitais de Taubaté, aumentando a infra-estrutura hoje insuficiente, atendendo pessoas enviadas de cidades vizinhas a Taubaté.

alesp