CPI realizará audiência pública para ouvir lesados por seguradoras


10/03/2009 18:44

Compartilhar:


A CPI das Seguradoras do Estado de São Paulo realizará audiência pública para colher depoimentos de pessoas que alegam ter sido vítimas de operadoras de seguros de veículos e de seguro-saúde. Segundo o presidente da CPI, deputado Said Mourad (PSC), as sessões ordinárias, realizadas semanalmente, seriam insuficientes para ouvir o grande número de consumidores que se dizem lesados pelas seguradoras. A audiência acontecerá nesta quinta-feira, 12/3, às 18h, no plenário José Bonifácio da Assembleia.

"A audiência pública é um instrumento da democracia. Trata-se de uma oportunidade de abrir a CPI para os consumidores apresentarem seus problemas que dizem respeito a seguros. A sessão é aberta a todos que queiram incluir depoimento nos autos da CPI, que pode ser verbal ou escrito", explica o deputado Said Mourad.

Said Mourad lembra que, quando de seu testemunho à CPI, o diretor de atendimento e orientação ao consumidor do Procon, Evandro Zuliani, disse que em cinco anos o órgão havia registrado 6.083 reclamações de consumidores de diversos tipos de seguros. Em apenas 20% dos casos o órgão conseguiu chegar a um acordo entre as partes. Nos 80% restantes, os consumidores foram obrigados a recorrer à Justiça. "Ele relatou diversos problemas com as operadoras de seguros, entre os quais os mais recorrentes são de práticas abusivas", diz Said Mourad.

Outra proposta de Said é promover uma grande reunião de conciliação, reunindo o Judiciário, os reclamantes e as seguradoras. "Quero fazer todo o possível para agilizar os processos em tramitação no Justiça movidos por segurados que alegam ter sido lesados. Acho importante estabelecer alguma forma de conciliação com as seguradoras, para atender aos cidadãos o mais rápido possível", diz.



saidmourad@al.sp.gov.br

alesp