Governo é o Rei Midas ao contrário, diz Hamilton Pereira


25/06/2001 16:25

Compartilhar:


Ao defender nesta segunda-feira, 25/6, em nome da bancada do PT, a manutenção do controle acionário do Banco Nossa Caixa S/A nas mãos do Estado, o 1º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), disse que o governo tucano paulista faz ao contrário da lenda do Rei Midas. Enquanto tudo o que este tocava transforma-se em ouro, o que o tucanato faz acaba em desmonte, sucateamento e dilapidação patrimonial.

O parlamentar petista fez um histórico do Banco, desde a sua fundação, em 1917, com o nome de Caixa Econômica do Estado de São Paulo. Em 1971, foi transformado em sociedade anônima. A mudança para banco múltiplo aconteceu em 1990, com a denominação Nossa Caixa - Nosso Banco S/A.

A base de clientes cresceu de 1,9 milhão, em 1994, para 3,1 milhões, em 2000. A carteira de contas saltou, no mesmo período, de 30 mil para 244 mil. Os depósitos em poupança atingiram R$ 4,99 bilhões, transformando o Banco Nossa Caixa na 4ª instituição em captação de depósitos de poupança do país. Hoje, é o 6º maior banco nacional em depósitos totais, segundo o ranking das 500 Maiores e Melhores Empresas do Brasil, da Revista Exame.

Hamilton Pereira lembrou que o governo vendeu à opinião pública como saída mágica as privatizações do Banespa e da Fepasa. Atualmente, observou, de banco de desenvolvimento do Estado, o Banespa está se desfazendo de 18 mil dos 22 mil funcionários e "agora só pensa no lucro". Quanto à Fepasa (hoje Ferroban), que passou pelo mesmo processo de enxugamento funcional do Banespa, a empresa acabou inclusive com o transporte de passageiros - único meio de locomoção de populações que residem ao longo da linha férrea.

O deputado disse também constar de documento oficial do governo do Estado que "o Banco Nossa Caixa passou por um processo de reestruturação e reorganização que possibilitou a volta da capacidade de investimentos" e que "continua num processo de crescimento e desenvolvimento". Ele pergunta: "Por que o governo tucano investiu no banco e agora quer acabar com um dos últimos patrimônios públicos de investimento do Estado?".

Conforme Hamilton Pereira, o banco atua em projetos sociais como o Banco do Povo, Programa de Financiamento para Micro e Pequenas Empresas em duas vertentes (Programa Rural e Programa Emergente) e o Programa Finame/BNDES - Financiamento de Investimentos.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira: 3886-6952/6953)

alesp