Faria Jr. quer aeroporto fora da área urbana


20/06/2001 16:08

Compartilhar:


O deputado estadual Faria Jr. (PL), preocupado com o crescimento do tráfego aéreo no aeroporto de Congonhas, que traz sérios riscos à população que mora em seu entorno, bem como para os usuários das aeronaves, encaminhou representação ao Ministério Público Federal e à Procuradoria Geral de Justiça solicitando a instauração de procedimentos para apurar uma possível omissão do Poder Público no urgente equacionamento dessa matéria.

Em moção encaminhada à Presidência da República, o parlamentar advertiu que "todos sabem que o problema existe, é grave, crítico, mas nenhuma medida eficaz vem sendo implementada para retirar do centro de São Paulo o aeroporto de Congonhas, vez que é inviável, impossível, implodir milhares de imóveis existentes à sua volta há décadas".

Em documento enviado ao Ministério Público Federal, Faria Jr. destaca que "ninguém ignora que o aeroporto de Congonhas, onde pousam e decolam diariamente 680 aeronaves, está se transformando numa área de perigo permanente para seus usuários, para a população flutuante e residentes nas áreas próximas". O parlamentar relata que, segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 7/6, "o aeroporto não tem nas cabeceiras áreas de escape e espaços para manobra em caso de problemas na aterrissagem ou decolagem. De um lado, a área de escape é o viaduto da avenida Bandeirantes e do outro um barranco na avenida Pedro Bueno".

O deputado concluiu sua manifestação com a seguinte indagação: "Até quando as autoridades municipais, estaduais e federais permanecerão inertes, limitando-se a aguardar a ocorrência de uma nova tragédia aérea, que ceifará preciosas vidas humanas, por conta do funcionamento de um aeroporto desse porte em área imprópria, repleta de prédios e com ocupação intensa?"

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Faria Jr. -3886-6646/6654)

alesp