Empresas e prefeituras podem aumentar vagas para jovens


29/06/2004 15:39

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) vai contatar as principais entidades representativas de empresas do Estado e prefeituras para reivindicar a abertura de um maior número de vagas para jovens na condição de aprendizes. A intenção da parlamentar é mostrar que a lei federal 10.097, de 19 de dezembro de 2000, estabeleceu a possibilidade de contratação de jovens nessas condições.

Ela lembra que entidades representativas de empresas e do comércio e o governador Geraldo Alckmin firmaram um Pacto pela Juventude durante a 48ª edição do Congresso Estadual de Municípios neste ano. A proposta do entendimento foi justamente reforçar o número de aprendizes com idades entre 14 e 18 anos e o cumprimento da lei federal ao longo deste ano.

Tanto às entidades quanto aos prefeitos, a deputada vai mostrar a importância de se associar a projetos de desenvolvimento da juventude no mercado de trabalho, como o Movimento Degrau. Esse programa é uma iniciativa conjunta da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, da Associação Comercial de São Paulo e da Rede Brasileira de Entidades Assistenciais, que visa incentivar os empreendedores do Estado de São Paulo, do segundo e do terceiro setores, a estabelecerem perspectivas para a juventude, por meio da inclusão de aprendizes adolescentes no mundo do trabalho, voltadas para incentivar a aplicação da lei 10.097 e, sobretudo, para qualificar a inclusão social.

O programa conta com a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e da Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos, entidades que também defendem a abertura de mais oportunidades de trabalho e aprendizado para os jovens com idades entre 14 e 18 anos.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp