Tribuna


23/11/2011 18:32

Compartilhar:


Melhorias urbanas



Marco Aurélio (PT) cobrou do Estado melhorias na rodovia que passa por São José dos Campos, pois, de acordo com ele, a obra que o governo está fazendo na estrada prejudica a população que mora no local. Ele afirmou que está marcando uma audiência com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER), Clodoaldo Pelissioni, para solicitar que seja construída uma rodovia ou haja uma sinalização no local, dando mais segurança à população. O parlamentar comentou que, em 29/11, será lançada a Frente Parlamentar de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, e convidou a todos para comparecer. (GN)



Discrepância



Luiz Claudio Marcolino (PT) comentou que nesta terça-feira, 22/11, houve uma audiência da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, e que o secretário da Fazenda do Estado, Andrea Calabi, esteve presente para apresentar os resultados da sua pasta no 2º quadrimestre. Marcolino lamentou os baixos investimentos realizados pelo estado no período. "Olhem a discrepância: aumentou a arrecadação do ICMS e do IPVA, o superávit já está na casa dos R$ 23 milhões, e quase não houve investimentos", afirmou. Para Marcolino, com esse dinheiro o governo poderia investir em duplicações de estradas, no metrô, na CPTM, na saúde, na educação e na segurança. (GN)



Aglomeração de Jundiaí



Pedro Bigardi (PCdoB) falou que nesta segunda-feira, 21/11, esteve presente na cerimônia de posse do Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí, evento que contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e de sete prefeitos das cidades vizinhas. Segundo o deputado, na ocasião, eles puderam dar início ao debate sobre a aglomeração urbana e criar uma agenda de trabalhos. Bigardi convidou a todos para participarem da sessão solene comemorativa aos 25 anos da peça Trair Coçar É Só Começar, que acontecerá na próxima segunda-feira, 28/11. (GN)



Moradores abandonados



Carlos Giannazi (PSOL) disse que se reuniu nesta terça-feira, 22/11, com moradores dos bairros do Jardim Consórcio e Vila Castelo, que comentaram a falta de segurança na região. Segundo o deputado, os moradores falaram que 23 ruas já foram assaltadas na região e que eles já fizeram BO e abaixo-assinado para haver mais policiamento no local. "Os bairros estão em estado de calamidade pública! Os moradores estão abandonados à própria sorte!, declarou. Para Giannazi, a Secretaria de Segurança e o Estado devem tomar providências, e, caso não resolvam a situação, ele levará o caso ao Ministério Público. (GN)



Malha ferroviária do Estado



Hamilton Pereira (PT) fez referência ao lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Recuperação da Malha Ferroviária do Estado de São Paulo. O deputado informou que na década de 90 o governo do Estado de São Paulo entregou a malha a algumas concessionárias, que não fizeram a manutenção necessária. "Tivemos hoje nesta Casa engenheiros e ex-secretários dos Transporte que revelaram a importância de se retomar o transporte ferroviário de São Paulo", declarou. O parlamentar também parabenizou a frente parlamentar e todos os envolvidos. (IR)



Violência



Jooji Hato (PMDB) relatou os delitos que "infelizmente" são cometidos "pelos" garupas de motos, como tapar as placas ao dirigir acima do limite de velocidade. Se defendeu dos comentários contrários ao seu projeto, recentemente aprovado na Casa, alegando:"eu tenho moto, mas não ando em São Paulo, por causa do transito caótico". O parlamentar reforçou a importância de se combater a violência, já que esta consome recursos fundamentais que são desviados da saúde e educação. (FG)



Aproximação



Cauê Macris (PSDB) falou sobre vários temas. Primeiramente citou entrevista realizada pela Folha de S. Paulo com Ciro Gomes, que direcionou críticas contra José Serra, alegando que o governador mantém no Estado de São Paulo uma política de afastamento dos demais estados da federação. O parlamentar defendeu Serra afirmando que a atual política do governo estadual é de aproximação com outros Estados. Macris apoiou a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores, e ainda comentou o novo modelo de pedágio que está sendo estudado. "A instalação de um pedágio por quilômetro rodado seria mais justo para o motorista". (FG)



Orçamento



Donisete Braga (PT) parabenizou a Comissão de Finanaçs, Orçamento e Planejamento pelo bom trabalho, e disse esperar que o referido órgão técnico possa construir um bom plano de orçamento para o ano que vem. O deputado ainda comentou o episódio da suposta venda de emenda, que, segundo ele, é uma vergonha e mostra que se deve redefinir o papel do parlamentar, do Estado, acima de tudo do governo. (FG)



Excesso do uso de agrotóxicos



José Bittencourt (PSD) falou da decisão da Cetesb de prorrogar o levantamento do armazenamento e acondicionamento de agrotóxicos nocivos em produções agrícolas para 26 de março de 2012. Para o deputado, a decisão é positiva aos agricultores, já que, se não utilizarem esses defensivos agrícolas de forma correta, poderão ter sua saúde comprometida. O parlamentar falou sobre a revitalização de debate sobre a CPI que visa apurar o excesso do uso de agrotóxicos na produção agrária. "Faço apelo aos deputados dessa Casa para que assinem essa CPI que irá verificar que tipo de produto é utilizado no Estado de São Paulo", finalizou. (IR)



Agradecimentos



Jooji Hato (PMDB) se disse aliviado e com a sensação de missão cumprida, referindo-se ao seu Projeto 485/2011, aprovado nesta terça-feira, 22/11, na Assembleia Legislativa, que proíbe o trânsito de motocicletas com garupa no Estado. Para o deputado, certamente o governador Geraldo Alckmin irá sancionar o projeto, já que é um pedido da população. Jooji Hato agradeceu ao parlamentar líder de bancada do PTB e relator especial do plano, Campos Machado. "Quero agradecer de coração ao nobre deputado Campos Machado e todos os deputados dessa Casa pelo apoio", comentou. "Quero dizer que esse projeto é salva vidas".(IR)



Minoria barulhenta



O deputado Jooji Hato (PMDB) diz acreditar na eficiência de seu projeto 485/2011, que prevê a proibição do trânsito de motocicletas com garupas no Estado, aprovado ontem, 22/11. O deputado disse também que existem pessoas dizendo que o projeto é ilegal. "Uma minoria barulhenta é contra. Por quê? Ilegalidade é sair de casa pra trabalhar, estudar e não voltar vivo", comentou. (IR)



Pequenos agricultores



Luiz Carlos Gondim (PPS) comemorou assentamento feito pelo Incra nesta terça-feira, 23/11, de produtores rurais do distrito de Jundiapeba, na cidade de Mogi das Cruzes, há mais de duas décadas esperando solução na questão da moradia. O deputado também comentou a situação dos pequenos agricultores impossibilitados de fazer empréstimos porque não possuem outorga da água. Gondim ainda afirmou que o custo dessa licença pode chegar a R$ 24 mil e pediu que o processo seja desburocratizado. "No Paraná, você tem licença gratuita até 40 litros. Em São Paulo, até 5 litros são gratuitos. É necessário unificar essa tabela", sugeriu. (DK)



Transporte coletivo



"O Legislativo paulista tomou a decisão correta: a oficialização da Região Metropolitana de São Paulo", afirmou Gerson Bittencourt (PT), que acredita que a ação vai contribuir para a integração do transporte público em todo o Estado. Para o parlamentar, "todas as políticas públicas são importantes, mas o transporte coletivo deve ser o elemento estruturante, pois ele garante o direito de ir e vir do cidadão". Ele ainda alegou que o governo tem proposta para acabar com a integração gratuita entre CPTM e Metrô. "Isso é um retrocesso! Vai prejudicar cerca de 26 mil usuários que utilizam o sistema", protestou. (DK)

alesp