Parlamentar cobra desativação de cadeias em DPs na Baixada Santista


24/06/2004 14:10

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) apresentou na Assembléia requerimento para que o governador Geraldo Alckmin informe quando serão desativadas as carceragens localizadas em distritos policiais nas áreas residenciais da Região Metropolitana da Baixada Santista. Figueira, que há meses acompanha a situação das cadeias da Baixada, cobra a instalação de Centros de Detenção Provisória (CDPs) na região e investimentos em segurança prometidos pelo governo estadual.

O deputado também entrou em contato com o juiz corregedor de Santos Gilberto Ferreira da Cruz, para pedir a transferência dos presos do 5º DP o mais rápido possível.

O Governo do Estado vem inaugurando unidades prisionais como o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Itapecerica da Serra, mas excluiu a Baixada Santista.

Na última terça-feira, o deputado visitou a cadeia anexa ao 5º DP de Santos e conferiu as péssimas condições do local, que tem capacidade para 24 presos, mas abrigava 153. A superlotação foi a causa de uma rebelião no último domingo (20/6), quando um detento foi morto.

Furtos de cargas

O deputado também protocolou na Assembléia requerimento pedindo que o governador Geraldo Alckmin informe quando será implementada a Delegacia Especializada em Furtos de Cargas e Veículos na Baixada Santista. O parlamentar relembra que em 2003 o governador determinou que fossem procedidos estudos para instalação da delegacia na região. "A Federação das Empresas de Transportes de Cargas no Estado de São Paulo (FETCESP) dispõe de dados que indicam a urgência de uma atuação firme por parte do Governo do Estado no sentido de coibir, definitivamente, os crimes que ocorrem em decorrência do grande fluxo de veículos de cargas que se destinam ao Porto de Santos, o maior da América Latina", afirmou Fausto Figueira.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp