Museu de Arte - Andrea Schiavetti


28/11/2008 14:00

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/Andrea Schiavetti.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/AndreaSchiavetti.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um universo luminoso

que se desenvolve em "desarmônica" harmonia



O mundo de Andrea Schiavetti é um universo que se desenvolve em "desarmônica" harmonia. Com peno domínio do meio técnico e com forte provocação, seus trabalhos emanam um tipo de harmonia fora da concepção clássica do termo. Criador independente na chamada arte não conformista, sua obra é o resultado de uma tensão entre finito e infinito.

Indagar sobre o "real" que é uma dimensão mais profunda e envolvente que o "natural", é uma tendência sempre presente em suas criações pictóricas. Partindo de uma recuperação dentro da memória, mais evocada que representada, os elementos formais de Andrea Schiavetti se tornam composições entendidas como páginas de um diário existencial.

Mesmo através de certos elementos abstratos, o movimento se revela e é transmitido por pinceladas seguras e velozes que criam uma cuidadosa distribuição da luminosidade.

Utilizando a pintura como instrumento de explicação dos estados emocionais, e não o da demonstração objetiva, o artista comprova sua capacidade de comunicar o mundo onírico. Ele representa a energia, o calor e a expansão cromática através de uma simbologia que supera os confins da realidade perceptiva para percorrer os meandros do inconscio.

Na obra reproduzida através do sistema infograf "Tra luce e il gioco della vita", (Entre a luz e o jogo da vida), doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Andrea Schiavetti detalha no campo visual os vários planos dos internos e externos de sua composição que correspondem perfeitamente a situação mental e emotiva de reencontro e confronto do artista.



O Artista



Andrea Schiavetti nasceu em Roma, Itália, em 1969, onde vive e onde criou o seu atelier. Autodidata e pesquisador de novas técnicas para expressão das cores, desde muito jovem procurou se dedicar a definição dos traços com técnica a nanquim.

Participou entre outras das seguintes exposições: Galeria Chianciano Terme (2005); Galeria Sant"Andrea Hostpital, Roma; Premio Interncaional de Pintura Boé Arte (2006); Associazione Athena, Taormina, Sicília, Itália; I Estemporanea de pintura, Rieti; Galeria Hesperia, Pomezia; Associazione Bottega delle Arti, Arezo; Teatro D"Annunzio, Pescara; "Inno allá vita", Galeria Hesperia, Pomezia; 8ª Edição do Premio Salento Porta D"Oriente; "L"Ercole di Brindisi", Puglie (2007); 7ª Bienal Internacional de Arte, Roma (2008).

Recebeu inúmeros prêmios, entre eles: L"Ercole di Brindisi, I Premio Cidade di Taormina, na Bienal de Arte Visual, II Premio Rieti sotto le stelle, I Premio para classificação da VII Bienal de Roma, II Premio pelo Concurso literário e de artes visuais de Arezzo, Premio D"Annunzio, Premio Internacional Oscar da Arte por sua carreira artística, Premio Anthony Van Dyck e I Premio do II Concurso de Seleção da VII Bienal Internacional de Roma.

Possui obras em inúmeras coleções particulares na Itália e no Brasil, no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp