PL cria o Disque-dengue no Estado de São Paulo


09/04/2008 17:44

Compartilhar:


Preocupado com o surto de dengue que coloca em estado de atenção o Rio de Janeiro, o deputado Jorge Caruso (PMDB) apresentou à Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira 9/4, o PL 243/2008, que cria o serviço gratuito Disque-dengue, em todo o Estado de São Paulo. O objetivo do parlamentar é estimular os cidadãos a entrar em contato com o serviço, em um primeiro momento para esclarecer dúvidas, e em um segundo para que possam informar sobre a existência de possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que muitas vezes passam desapercebidos pelos funcionários da Vigilância Sanitária.

"Todos sabemos que para combater a dengue se faz necessário um esforço constante da população, das autoridades de saúde e dos governos em todas as esferas de poder, para que o surto não ultrapasse os níveis atuais e tome proporção de epidemia nacional", declarou Jorge Caruso.

Pelo projeto, fica o Poder Executivo obrigado a instituir, em 60 dias, o serviço telefônico Disque-dengue, em que disponibilizará um código especial, com isenção de tarifa e funcionamento ininterrupto. O atendimento será realizado em conformidade com as diretrizes gerais de Secretaria Estadual da Saúde, e coordenado por ela, por meio do Serviço de Vigilância Sanitária.

A divulgação do serviço será feita com a veiculação de anúncios publicitários em rádio, jornal e televisão, bem como em terminais rodoviários, estações de trens do Metrô e da CPTM, aeroportos, parques, hospitais, escolas e universidades.



jcaruso@al.sp.gov.br

alesp