Da Tribuna


01/04/2011 19:40

Compartilhar:


Janeiro na escola



Carlos Giannazi (PSOL) criticou a decisão recente tomada pelo Tribunal de Justiça de proibir férias em janeiro na educação infantil das redes municipais. Segundo o deputado, professores e crianças de até cinco anos serão prejudicadas. "Escola o ano todo, sem descanso, causa esgotamento e é contra o estatuto da criança". Giannazi considerou também uma violação trabalhista às férias dos professores. Pediu para o TJ rever esse ácordão e disse que a maior rede de ensino do Estado não pode deixar de conceder férias. O parlamentar espera que a Comissão de Educação se mobilize contra essa decisão. (DV)



Lei seca



Jooji Hato (PMDB) mencionou que tem divulgado cada vez mais a lei de sua autoria que controla o consumo da bebida alcoólica. A Lei Seca, como é conhecida, foi implantada na capital e, de acordo com o deputado, serviu de exemplo para outras cidades. Confessou que foi um projeto difícil de ser aprovado devido a forte posição contrária, porém o deputado disse que valeu a pena todo o debate gerado e a luta pela aprovação, pois os resultados têm ajudado na ordem pública. Hato declarou que, para uma cidade se desenvolver, é fundamental que ela se mantenha em ordem. (DV)



Integração entre municípios



Analice Fernandes (PSDB) declarou-se satisfeita pela aprovação da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano e parabenizou o governador Alckmin pela criação da Secretaria do Desenvolvimento Metropolitano. A deputada reconheceu que o Estado tem problemas com o sistema de saúde, transporte coletivo, coleta de lixo, tratamento de esgoto, emprego, educação, entre outros, e afirmou que a melhor opção é que os municipios se juntem para encontrar soluções. "A secretaria fará essa integração para que os resultados apareçam a curto prazo". (DV)



Polícia Militar



Olimpio Gomes (PDT) fez uma brincadeira com o dia 1° de abril, conhecido como dia da mentira. Falou que se tornaria líder do PDT na Casa, que os projetos dos deputados seriam prioridade, e que teve acesso ao contrato da TV Alesp com a Fundac. Depois disso, Gomes citou a matéria da Folha de S. Paulo de 31/3 sobre a substituição dos revólveres calibre 38 da PM por pistolas calibre .40. A reportagem aborda o pronunciamento do comandante-geral da PM, Alvaro Camilo, que garante que todos os policiais já possuem as potentes pistolas, mas o deputado exibiu fotos de PMn no parque D. Pedro, na 25 de março e Assembleia Legislativa que ainda portam os antigos 38. (DV)



Mulher Cidadã



Donisete Braga (PT) comentou que muitos delegados de polícia estão prestando concurso público fora de São Paulo, e um dos motivos seria melhor remuneração em outros Estados. Braga ainda endossou convite do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir políticas de combate ao crack no dia 5/4, às 18h30, no plenário Paulo Kobayashi do Legislativo. Ele também falou da cartilha Mulher Cidadã, que tem o objetivo de auxiliar mulheres vítimas de agressão. "Hoje, a mulher brasileira deixou de ser o sexo frágil, passou a participar ativamente da economia e da política do país, mas ainda temos muito pelo que lutar". (DK)



Em defesa do jovem



Fernando Capez (PSDB) apresentou dados de estudo sobre drogas indicando que 90% das crianças a partir de dez anos conhecem um colega da escola que ingere regularmente bebida alcoólica ou que fuma maconha. "Apresentamos um projeto de lei que inclui, na grade currícular da rede pública estadual, aulas sobre os efeitos nocivos das drogas", comentou, ressaltando a importância de uma união suprapartidária contra as drogas. "Que essa luta seja de todos os brasileiros em defesa do jovem, sobretudo deste que é levado ao vício precocemente", pediu. (DK)



Servidores públicos



Olimpio Gomes (PDT) contou que esteve presente em ato de servidores de várias categorias que ocorreu nesta sexta-feira, 1º/4, na praça João Mendes. "Chegamos no dia 1°/4 e o governo do Estado não encaminhou para esta Casa nenhum projeto para revisão e atualização do salário dos servidores públicos", cobrou. Ele ainda pediu que haja resposta concreta do governador do Estado em relação aos salários dos funcionários do Executivo, bem como um posicionamento do Tribunal de Justiça em relação ao assunto. (DK)



Conscientização do autismo



Fernando Capez (PSDB) disse que este sábado, 2/4, é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, e que e todos os participantes da campanha estarão de azul. O parlamentar ainda lembrou de reportagem sobre jovem autista que, acusado de agredir policial, foi condenado a mais de dez anos de prisão, e lamentou a situação. Capez também comentou que a Defensoria Pública de São Paulo lançou a cartilha Direito das Pessoas com Autismo, que explica o que a doença, onde procurar ajuda para diagnosticar os casos suspeitos, além de outras informações sobre o assunto. (DK)

alesp