De olho na crise


05/02/2009 15:40

Compartilhar:


O deputado Hélio Nishimoto (PSDB), em companhia do futuro secretário das Relações do Trabalho de São José dos Campos, José Luis Nunes, visitou no dia 3/2, o secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. O objetivo foi trazer a São José e região programas desenvolvidos pelo governo do Estado para amenizar o desemprego gerado pela crise mundial, oferecendo cursos de qualificação e mais informações de vagas disponíveis aos desempregados.

Os programas estão fundamentados nos pilares da qualificação, empreendedorismo e desburocratização para a conquista do emprego. Já a partir de 1º de julho o programa Micro Empreendedor Informal (MEI) procurará regularizar a situação de milhares de trabalhadores que estão na economia informal.

Afif informou, também, que iniciará a qualificação de 60 mil trabalhadores por meio de curso de formação de 200 horas, sendo 120 horas ligadas ao ensino fundamental, para melhorar a capacitação dos trabalhadores. O público a ser atendido será aquele com idade acima de 30 anos. São José dos Campos está contemplada e o programa será realizado em parceria com a prefeitura municipal.

Outro projeto é o Observatório do Emprego que, por meio de consulta via internet em banco mensalmente atualizado, possibilitará o acesso às vagas de empregos disponíveis nas cidades do Estado, incluindo São José.

O secretário antecipou a Nishimoto e ao futuro secretário José Luis, que estará em São José dos Campos para um encontro regional que debaterá as necessidades e possíveis soluções que garantam maior acesso às oportunidades de emprego.



helionishimoto@al.sp.gov.br

alesp