Seminário conscientiza sobre a importância do ácido fólico


05/10/2009 20:27

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa realiza, de 5 a 8 de outubro, a Semana de conscientização sobre a importância do ácido fólico para mulheres na faixa etária de 10 a 40 anos. Nesta segunda-feira, 5/10, houve a abertura da semana, com a presença do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), que promove o evento, dos médicos Antonio Carlos Fernandes, da AACCD, e Fernanda Oliveira, da Unifesp, e ainda de Ricardo de Oliveira Carvalho, da OAB/SP, e Luciana Franklin, advogada.

Para o deputado Gondim, "temos que fazer este trabalho de conscientização em todo o Brasil". Ele se referiu à importância de divulgar a necessidade de consumo do ácido fólico, necessário à prevenção de anemias, riscos de doenças cardiovasculares e Alzheimer e complicações na gravidez. De acordo com Gondim, "o ácido fólico reduz de 50 a 70% as malformações congênitas no ser humano, como a anencefalia, fenda lábio-palatina e mielomeningocele (anomalia da coluna que pode desenvolver a hidrocefalia e o retardo mental)". A AACD tem trabalhado com a Anvisa para estimular a adição de ácido fólico nas farinhas de trigo e de milho, repetindo a experiência bem sucedida de países como os Estados Unidos, Reino Unido, México, Panamá e Chile. A medida, de baixo custo, é eficaz na prevenção de malformações graves em fetos.

O ácido fólico é encontrato em muitos alimentos, como carnes, verduras de folhas escuras, frutas e leguminosas. A quantidade diária de ácido fólico recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 0,4 mg (ou 400 mcg).

alesp