Prefeitos e deputados discutem construção de presídios


17/06/2009 17:33

Compartilhar:


O deputados do PT intercederam e conseguiram uma audiência com o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Grella, e os prefeitos dos municípios em que o governo do Estado pretende construir novos presídios. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 18/6, às 15h, e o deputado Vanderlei Siraque, um dos articuladores do encontro, confirmou presença ao lado de 32 prefeitos do interior.

A audiência atende ao pedido dos prefeitos, que em audiência pública com o tema Presídios no Estado de São Paulo " Impactos e Medidas Compensatórias realizada em abril, solicitaram à bancada petista que agendasse o encontro, para tratar dos problemas que os municípios estão enfrentando, diante da construção pelo Estado de unidades prisionais nessas localidades.

O governo do Estado quer construir mais 49 penitenciárias e grande parte em cidades do interior. Algumas obras já foram iniciadas (Franca, Jundiaí e São José do Rio Preto), e outras já estão em fase de licitação (Tremembé e Tupi Paulista). De acordo com os deputados petistas, as escolhas são feitas sem conversa prévia, o que causa grande impacto, já que algumas áreas serão desapropriadas.

O deputado Siraque é contra a construção de novos presídios em cidades pequenas sem que haja uma conversa adequada com as autoridades locais. "Presídios em cidades pequenas causam uma série de problemas. O governo do Estado tem que prever o impacto dessas ações em pequenas cidades. Faltam critérios para a decisão sobre a escolha dessas cidades, está faltando ética quanto à forma de divulgação da escolha", afirmou Siraque.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp