Aprovada emenda que destina verba para a construção de túnel


02/03/2007 18:19

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa aprovou, na quarta-feira, 28/2, o Orçamento Estadual para 2007, reservando R$ 30 milhões para uma importante obra em Santos: a construção do túnel entre as zonas leste e noroeste da cidade, ligando o Marapé à Vila São Jorge. A conquista foi comemorada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que há cinco anos vinha apresentando emendas para atender a reivindicação. A luta ganhou força depois que a obra também foi solicitada pela prefeitura de Santos, durante audiência pública regional realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, em 2005.

"É uma conquista significativa, porque a construção do túnel é considerada estratégica não só para Santos como também para assegurar a ampliação da malha viária regional, especialmente na ligação com São Vicente. Além disso, também se integra às obras complementares à pista descendente da rodovia dos Imigrantes", enfatiza. Segundo a parlamentar, é fundamental a centralização de esforços para viabilizar projetos que fomentem o desenvolvimento da cidade e da Baixada Santista. A deputada Prandi defende que o projeto seja amplamente discutido com a população, por meio de audiências públicas.

"A construção do túnel entre as zonas leste e noroeste de Santos é uma obra sonhada há muitos anos pela cidade. Em dezembro de 2004, foi assinado um contrato entre a prefeitura e a construtora OAS para elaboração do projeto executivo e construção da ligação, no valor de R$ 146,6 milhões. Poucos meses antes, havia sido celebrado contrato com o Instituto Falcão Bauer para realização do levantamento topográfico e uma avaliação precisa dos imóveis, visando determinar o impacto financeiro para eventuais desapropriações.

Também teria sido contratada uma empresa especializada na elaboração de estudos de impacto ambiental. "Como se vê, alguns passos já foram dados. Houve até a divulgação, no final de 2004, de que seriam reservados recursos do Orçamento da União. Agora, é preciso dar o passo seguinte, com a prefeitura compilando e tornando público tudo que já foi feito, para balizar as discussões com a população", destaca Prandi.

Conforme recorda a parlamentar, com base em reportagens divulgadas pela imprensa, a previsão é de que o túnel tenha duas embocaduras, com 1.500 metros de extensão cada. A ligação será feita no Marapé pela rua Dom Duarte Leopoldo Silva. No lado da zona noroeste, o túnel sairá na Vila São Jorge, na divisa com São Vicente. No projeto básico, constam intervenções para a adequação das vias e obras de drenagem. A rua Haroldo Camargo, no Jardim Castelo, deverá ser alargada.

A meta estabelecida à época era criar um corredor viário interligando a Haroldo de Camargo à avenida Barão de Penedo, que fica em São Vicente, e à rodovia dos Imigrantes. Para isso, seria necessário duplicar um trecho da via, estimado em 1.200 metros, bem como implantar uma rotatória no cruzamento. O túnel cria opção de acesso a Santos, além da avenida Martins Fontes, também facilitando para quem chega à cidade ou sai pelo Sistema Anchieta-Imigrantes.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp