Seminário discutirá risco de privatização das companhias de energia


23/09/2005 15:49

Compartilhar:


Nesta segunda-feira, 26/9, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo realiza seminário sobre a política de privatização das companhias do setor elétrico paulista. O deputado Simão Pedro (PT), presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, participará às 14h do painel Consequências da retomada da desestatização e alternativas para o setor. Ele estará em companhia, entre outros, do ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa; e de Luiz Pinguellli Rosa, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Simão Pedro vai propor a criação da Companhia Paulista de Serviços Públicos de Energia e Infra-estrutura, uma holding constituída com o capital de ações pertencentes ao Estado e emitidas pelas empresas estatais de energia elétrica e pelos recursos em caixa da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).

A proposta, elaborada pela bancada do Partido dos Trabalhadores, vai permitir, entre outras vantagens, lastro para a emissão de novos títulos, melhorando a aceitação destes papéis junto ao mercado financeiro, e a retomada de investimento por parte do poder executivo. Pode proporcionar, ainda, o alongamento e a reestruturação da dívida das empresas controladas, além de oferecer reforço de garantias para sustentar aporte de recursos externos ao Estado.

Segundo o deputado, a proposta é uma resposta às tentativas do governo estadual de privatizar integralmente as suas companhias do setor elétrico. "Por conta deste modelo em prática há quase dez anos, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) acumulou uma dívida de R$ 11 bilhões, e houve a perda de milhares de postos de trabalho, passando de 37 mil em 1995 para 17,7 mil em 2004, além do aumento de acidentes de trabalho e das tarifas", ressalta o deputado.

O local do seminário é o Auditório do Sindicato dos Engenheiros, rua Genebra, 25 " Bela Vista/SP, das 8h30 às 18h.



spedro@al.sp.gov.br

alesp