Eleição direta para reitor das universidades estaduais


22/06/2009 18:16

Compartilhar:


Foi apresentado no dia 22/6, na Assembleia, um projeto de lei que torna obrigatória a eleição direta para reitor e vice-reitor das universidades publicas estaduais (USP, Unicamp e Unesp) no sentido de garantir a gestão democrática da educação e da autonomia universitária. O projeto é de iniciativa do vice-líder do PSOL, Carlos Giannazi, que também é membro titular da Comissão de Educação. Para ele, a estrutura autoritária de poder das universidades estaduais tem sido uma das principais causas da greve e da atual crise universitária.

"Temos de banir esse anacronismo antidemocrático de eleição onde um pequeno colegiado, que não representa minimamente a comunidade acadêmica com toda a sua diversidade, escolhe o reitor. Além disso, é intolerável que o governador que não conhece o cotidiano do ambiente universitário, escolha o nome de sua confiança apresentado através de uma lista tríplice", disse Giannazi, salientando que desde a Academia de Platão, e mesmo nos tempos medievais, a universidade ou a sua equivalente sempre gozou de autonomia política.

O parlamentar tentará colocar o projeto em caráter de urgência para votação, fazendo um apelo ao colégio de líderes sobre a grave crise nas universidades estaduais.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp