Americana e região poderão ganhar pólo tecnológico de indústrias têxteis e de confecção


14/08/2001 17:25

Compartilhar:


O deputado estadual Vanderlei Macris (PSDB) apresentou nesta terça-feira, 14/08, no plenário da Assembléia Legislativa, projeto de lei que prevê a criação do Pólo Tecnológico da Indústria Têxtil de Confecções de Americana e Região.

Entre 1993 e 1995, as indústrias têxteis estabelecidas em Americana e municípios vizinhos passaram por uma grave crise que reduziu mais da metade dos 75 mil postos de trabalho existentes.

Dos cerca de 100 milhões de metros de tecidos produzidos por mês até o final de 1992, passou-se a produzir em torno de 45 milhões de metros, uma queda de 55% na produção.

Em 1996, verificou-se uma retomada gradativa na produção de tecelagens, como reflexo positivo das medidas de proteção adotadas pelo governo federal. A produção aumentou para 65 milhões de metros/mês. Em 1997, passou-se a produzir 90 milhões de metros/mês; 130 milhões de metros/mês, em 1998 e em torno de 150 milhões de metros, em 1999, com o incremento das exportações em decorrência da desvalorização do real em relação ao dólar.

Segundo Macris, a criação do pólo tecnológico dará novo impulso ao setor ao aliar o potencial de produção de tecidos com o incentivo à indústria da confecção. Os reflexos, de acordo com o deputado, também serão importantes para reduzir o mercado informal. Atualmente, de acordo com o deputado, existe um grande número de trabalhadores informais no setor que serão incentivados a desenvolver os seus próprios negócios.

Para Macris, o pólo tecnológico irá gerar empregos, incentivar a exportação e a pesquisa tecnológica com a celebração de convênios com universidades e institutos de pesquisa, evitar evasão de empresas, incrementar a arrecadação de impostos e beneficiar as empresas com incentivos do governo estadual.

O projeto de lei prevê a criação de uma comissão de dez integrantes, constituída por representantes da Fiesp, sindicatos patronais do setor, das prefeituras dos municípios da região, governo estadual e Assembléia Legislativa de São Paulo. A comissão irá acompanhar a implementação das medidas prevista na lei, entre elas, o estudo do impacto da produção das indústrias no meio ambiente.

Americana e municípios da região (Nova Odessa, Santa Bárbara D''Oeste, Sumaré e Ortolândia) são responsáveis hoje por 85% da produção de tecidos planos de fibra artificiais e sintéticas do país. Alí estão instaladas cerca de 700 indústrias de tecelagem e aproximadamente 2.500 confecções.

alesp