Ato solene vai homenagear os 30 anos da Comissão Pastoral da Terra


12/04/2005 15:24

Compartilhar:


Os deputados estaduais Simão Pedro e Renato Simões, ambos do PT, promovem ato solene em homenagem aos 30 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT). A Sessão será realizada no próximo dia 15 de abril, sexta-feira, às 10h, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Criada em 1975, a CPT é ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem representação em todo o país. Durante 30 anos, a CPT foi uma das principais referências na luta contra o latifúndio, a grilagem de terras e a violência no campo, especialmente por parte das milícias armadas. Neste período, a CPT atuou pelo cumprimento integral dos Direitos Humanos, incentivando a mobilização dos trabalhadores e promoção de iniciativas que visam a superação da fome e da miséria no meio rural.

Segundo o deputado Simão Pedro, "a CPT é uma das entidades mais importantes no Brasil na defesa dos Direitos Humanos e na denúncia das violências contras os camponeses. É uma organização que precisa ser reconhecida por seu trabalho e sempre incentivada para que continue a ajudar a promover a paz, a solidariedade e a justiça no campo".

Além dos deputados Simão Pedro e Renato Simões, a sessão solene contará com a participação de Dom Maurício, bispo de Assis, que representará o presidente da CPT, Dom Tomás Balduíno; Gilmar Mauro, coordenador do Movimento Rural dos Trabalhadores Sem Terra; Padre Naves, coordenador da CPT em São Paulo; e Raimundo Pires, superintendente do Incra/SP. Diversos bispos e representantes dos movimentos sociais do campo já confirmaram presença.



spedro@al.sp.gov.br

alesp