Postos de coleta de sangue no Poupatempo


11/06/2008 19:22

Compartilhar:


Projeto de lei apresentado pelo deputado Baleia Rossi (PMDB), vice-líder do Governo, visa resolver o problema da falta de sangue nos hemocentros. A proposta de Baleia Rossi autoriza a Secretaria da Saúde a instalar uma unidade coletora de sangue em todo Poupatempo em funcionamento nos municípios onde haja hemocentros. "A adoção desta medida vai incentivar e aumentar significativamente a doação de sangue no Estado de São Paulo", afirma Rossi.

O deputado explica que resolveu elaborar e apresentar o PL depois de tomar conhecimento de que os estoques de sangue nos hemocentros atingiram patamares alarmantes nos últimos tempos, comprometendo a realização de cirurgias em muitos hospitais paulistas. Citou, como exemplo, a atual situação do Hemocentro de Ribeirão Preto, que está operando com apenas 48,2% da quantidade de bolsas de sangue para atender os serviços médicos da cidade e de outros 167 municípios da região.

Na justificativa de sua proposta, Baleia Rossi cita ainda que só neste ano dois transplantes de fígado foram cancelados no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto devido ao baixo estoque dos bancos de sangue. "Num desses casos, o paciente já estava na mesa de cirurgia quando se descobriu que não havia no estoque bolsa de sangue do tipo que o procedimento operatório exigia", observou o parlamentar peemedebista.

Segundo Baleia Rossi, a iniciativa proposta por seu projeto não implicará em grande despesa financeira para o Estado, mas vai gerar benefícios extraordinários no campo da saúde pública, pois sua implementação vai salvar muitas vidas.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp