Notas de Plenário


16/05/2008 19:05

Compartilhar:


É preciso mudar o sistema

"Enquanto os governantes estão na dança de captação de apoio para as eleições municipais, a educação, que é um patrimônio nacional, vai de mal a pior", relatou Rui Falcão (PT), citando a primeira pesquisa do Índice de Desenvolvimento do Estado (Idesp), que avaliou a educação do Estado. "Segundo os indicadores, a educação só atingirá um patamar razoável em 2030". Numa escala de zero a dez, o ensino médio obteve nota 1,4, o ensino fundamental 2,54 e o ensino primário 3,23". Falcão criticou a política adotada pelo governo com bonificações ao professor e disse que esse sistema precisa ser mudado. (GF)



Demissões em massa

Carlos Giannazi (PSOL) atribuiu à Secretaria de Educação as más notas das instituições de ensino, reveladas no Idesp. "A educação está sucateada e degradada", frisou. Segundo ele, as APMs têm contratado funcionários para o quadro de apoio, por sugestão da secretaria. "O governo não abre concurso e estimula as escolas a fazerem isso, infringindo a lei. Mas o Ministério Público Federal já cobrou a regularização dessa situação", disse. "O problema é que esses funcionários serão demitidos e as APMs não têm verba para pagar as rescisões", completou. Giannazi afirmou que o governo deve arcar com esses custos. (GF)



Queremos explicações

Adriano Diogo (PT), criticou viagem do secretário dos Transportes, José Luiz Portella, em meio a especulações de que a empresa francesa Alstom tenha oferecido propina de R$ 6,8 milhões para ganhar contrato de R$ 45 milhões para ampliação do Metrô no Estado. "Queremos que Portella venha à Assembléia explicar o contrato com a Alstom e que abra os relatórios do Metrô", afirmou. "Também queremos saber sobre sua viagem à França, se foi apenas para conhecer as novas tecnologias do setor". (GF)



Adicionais sancionados

Na quinta-feira, 15/5, o governador José Serra sancionou a lei que estende o adicional de localidade para policiais feridos em serviço e para pensionistas de policiais mortos nas mesmas circunstâncias. Olímpio Gomes (PV) criticou a demora do governador e disse que, desde a aprovação do projeto de lei pela Assembléia Legislativa, três policiais morreram e suas viúvas ficarão sem o direito de receber os 40% adicionais, pois a lei só entrou em vigor na sexta-feira, 16/5, data de sua publicação no Diário Oficial. (ME)



Sem Marina Silva

A demissão da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, segundo Adriano Diogo (PT), fez com que o Brasil mostrasse sua verdadeira cara. Para ele, a decisão de Marina significou uma vitória dos arrozeiros, usineiros, garimpeiros ilegais e de todos os que devastam a floresta amazônica. Diogo disse esperar que Carlos Minc, sucessor da ministra, tenha forças para prosseguir, pois também terá de enfrentar os senhores da cana, que a queimam para obter maior lucro, usineiros e os assassinos da irmã Dorothy. (ME)



Atentados e não coincidências

Na quinta-feira, 15/5, o repórter Edson Ferraz, da filiada da TV Globo de Mogi das Cruzes, sofreu um atentado enquanto voltava sozinho para casa. Homens encapuzados atiraram contra o carro dele e fugiram, segundo informou Olímpio Gomes (PV). O deputado ressaltou que o repórter produziu, nesta semana, uma matéria transmitida pelo SPTV sobre denúncia do Ministério Público contra corrupção de policiais civis. Gomes disse a situação deve ser motivo de preocupação do governo e da Assembléia. (ME)

alesp