Dia do Taekwondo


12/05/2010 18:33

Compartilhar:


Com a apresentação do Projeto de Lei 392, de 2010, o deputado Vinicius Camarinha (PSB) objetiva instituir o Dia do Taekwondo no Estado de São Paulo. Ressalta a importância dessa modalidade esportiva surgida no Oriente, por volta de 50 a.C. como arte marcial, mistura de Hwarang-Do com Taekkyon: a primeira utilizava as pernas e um tipo de bastão chamado kwan; na segunda, eram utilizados muitos golpes com pernas e haidongs (tradicional espada coreana), além de arcos e flechas. Mais tarde, em meados de 60 a.C., membros do reino Koguryo, satisfeitos com a arte utilizada para proteger o reino de Silla, decidiram criar uma arte mais aperfeiçoada. Foi então que os nobres da elite aprenderam as antigas artes do Hwarang-Do e do Taekkyon, fundindo as duas para criar o Taekwondo.

Eram princípios do Taekwondo: a fidelidade ao rei, a lealdade aos amigos, o respeito aos pais, nunca recuar perante o inimigo e só matar quando não houvesse alternativa. Taekwondo significa de forma muito geral "via dos pés e das mãos", mais especificamente, a tradução seria: TAE " pé, KWON " mão, DO " caminho, explicou o deputado.

Em sentido global, Taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o Taekwondo tornou-se esporte olímpico, sendo praticado em muitas academias.

Foi introduzido no Brasil em 1970, em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela Internacional Taekwondo Federation, seguido pelos mestres Sang Min Kim, Kun Mo Bang e depois muitos outros de renome internacional na modalidade, proporcionando o desenvolvimento dessa arte entre nós.

Sobre a data escolhida para a homenagem, 16 de maio, Camarinha esclarece que é o dia em que Kun Mo Bang, o mais antigo Grão Mestre do Brasil em plena atividade, hoje radicado em Marília, interior de São Paulo, chegou neste Estado, sendo responsável pela formação dos primeiros campeões e dos primeiros faixas pretas brasileiros internacionalmente diplomados pela Federação Internacional.

O deputado lembra ainda que o nome do Brasil foi recentemente propagado mundo afora através do taekwondo, pelas vitórias expressivas de Natália Falavigna, brasileira com maior número de medalhas internacionais em toda história, consagrando-se campeã mundial desse esporte nas categorias júnior, adulto e universitária.

Por todas as glórias que o Taekwondo deu ao Brasil e, mais precisamente a São Paulo, merece a homenagem e o reconhecimento de ter seu dia instituído e incluído no Calendário deste Estado, completou o parlamentar.



vcamarinha@al.sp.gov.br

alesp