Deputado participa de painel em seminário por igualdade racial


08/11/2007 09:50

Compartilhar:


O deputado Davi Zaia (PPS) participou nesta terça-feira, 6/11, do Seminário Nacional de Políticas Afirmativas por Igualdade Racial, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Zaia coordenou um dos painéis do evento que abordou o tema do mercado de trabalho.

A economista Patrícia Costa, do Departamento Intersindical de Estudos e Estatística Sócio Econômica (Dieese), apresentou uma pesquisa feita nas principais regiões do país que aponta a discriminação aos negros, que exercem cargos inferiores e recebem salários menores do que os funcionários brancos.

A situação da mulher negra é ainda pior porque ela está submetida a uma dupla discriminação, aponta a pesquisa. Por ser negra e por ser mulher recebe salários inferiores aos dos homens e das próprias colegas de trabalho de pele branca.

Após o evento, em manifestação no plenário da Assembléia Legislativa, Zaia destacou a importância da pesquisa. O deputado e a atuação do Sindicato dos Comerciários do Estado de São Paulo, que foi representado pelo seu presidente Ricardo Patah. O sindicalista também preside a União Geral dos Trabalhadores (UGT).

O Sindicato dos Comerciários negociou há três anos um acordo com uma grande rede de lojas de roupas, ainda em vigor, que reserva 20% dos postos de trabalho para funcionários negros, nas mesmas condições salariais que os brancos. O acordo é um exemplo inédito de política afirmativa e estabelece a primeira cláusula de acordo de trabalho desta natureza, destacou o deputado Davi Zaia. Um acordo semelhante foi negociado com uma rede de supermercados, aumentando a cota para 30%.

dzaia@al.sp.gov.br

alesp